#CancelCulture
Fotografia: EF via Divulgação

Fita Isoladora. A #CancelCulture é mais tóxica do que justa?

Esta semana, o Fita Isoladora discute a ínfame #CancelCulture. O movimento tem-se disseminado nas redes sociais e acontece quando um grupo de pessoas, desagradada com uma publicação feita por alguém, procede ao seu cancelamento em vez de discutir o assunto ou mostrar que se tratam de afirmações erradas ou descuidadas. 

Esta semana foi a vez de J. K. Rowling ser cancelada por afirmações que muitos consideraram transfóbicas. É a mais recente numa longa lista de celebridades que por uma razão ou outra, tiveram de enfrentar a ira das redes sociais e lidarem com o risco de cancelamento. Mas não será a #CancelCulture um instrumento de censura? 

João MalheiroPedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha convidam Inês Rebelo P., influencer do Twitter, Youtube, Tiktok e Instagram, para refletir sobre os riscos da #CancelCulture. A conversa também se debruça sobre os extremismos e a ausência de moderação das redes sociais.

No episódio deste sábado (13), discute-se os efeitos da crise económica de 2020 e a incerteza que cria a muitos jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. O Espalha-Factos publicou um artigo onde entrevistou finalistas de 2012 – a geração que enfrentou uma crise semelhante. Susana Mariano Anastácio, uma das entrevistadas do artigo, é convidada a contar a sua experiência no Fita Isoladora e a trocar ideias sobre a crise atual.

O painel residente do Fita Isoladora debate ainda os movimentos de vandalização de estátuas que se têm espalhado por todo o mundo, devido ao movimento #BlackLivesMatter. Em Portugal, a estátua do Padre António Vieira foi pintada com tinta vermelha. Como devemos encarar o pior da nossa História?

podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts, AnchorBreaker e RadioPublic.

Ouve aqui o episódio desta semana:

Mais Artigos
Produtores do Ellen Show acusados de assédio
Ellen Show. Produtores acusados de assédio sexual e intimidação