Maria José
Maria José com a filha Rita Ribeiro e a neta (Fotografia: Move Notícias)

Morreu, aos 92 anos, a atriz Maria José

A atriz Maria José, com mais de 80 anos de carreira, faleceu esta quarta (10), aos 92 anos, avança a agência Lusa. Nasceu em setembro de 1927, em Lisboa.

Reconhecida pela participação em produções televisivas como Roseira Brava e Na Paz dos Anjos, da RTP, mas também pela telenovela infantil Chiquititas, da SIC, e por Meu Amor e Doida por Ti, da TVI, a atriz era também a mãe de Rita Ribeiro, que seguiu as pisadas da mãe no mundo da representação.

No entanto, a maior parte do seu currículo é dominada pelo teatro, desde que estreou em 1933, com apenas seis anos, na revista Pernas ao Léu. A sua última performance em palco foi em 2015, com 74 Eunices, uma peça de homenagem a Eunice Muñoz, relembra a agência Lusa. Experimentou o lugar de encenadora na revista Ó Troilaré, Ó Troilará!, lançada em 1998 no Teatro Maria Vitória.

Passou por mais de 20 companhias de teatro, entre as quais o Teatro Estúdio de Lisboa, de Luzia Maria Martins, o Teatro Experimental de Cascais, de Carlos Avilez, o Teatro da Cornucópia, de Luis Miguel Cintra, ou A Comuna – Teatro de Pesquisa, dirigida por João Mota.

Interpretou peças da autoria de Shakespeare, Dostoievsky, Turgeniev, Tchekhov, Eugene O’Neill, Paula Vogel, Casona, fez quase todo o repertório de Gil Vicente e viveu papéis criados por autores tão diversos como Agustina Bessa-Luís, Henrique Galvão e, Teixeira de Pascoaes.

À carreira nos palcos e na televisão, onde atravessou todos os géneros, juntou-se ainda um percurso na rádio, mas também no cinema, onde se estreou na longa-metragem Nazaré, de Manuel Guimarães. Depois participaria ainda em Chá Forte com Limão, Brumas e Dot.com.

Na despedida, Ruy de Carvalho recordou a colega e amiga: “Minha querida Zézinha, éramos tão jovens quando nos conhecemos” e acrescentou, “agora já podes ir visitar os teus queridos… e até a minha Ruth“. O ator, um dos mais consagrados nomes da representação em Portugal deixou também palavras aos familiares de Maria José.

Nos últimos anos, devido a problemas de saúde, Maria José estava afastada da carreira artística. Recebeu em 2006, do Ministério da Cultura, a Medalha de Mérito Cultural.

Mais Artigos
star wars empire strikes back
Dave Prowse morre aos 85 anos. O adeus ao eterno Darth Vader