Santo António RTP
RTP/Divulgação

Sem Marchas, RTP assinala o Santo António com musical de La Féria

O espetáculo musical revisita o espírito de uma das tradições mais antigas de Lisboa

As Marchas Populares de Lisboa não vão sair à rua, este ano, pela primeira vez em 32 anos, devido à atual crise sanitária. A RTP, que se tem associado à festa nos últimos anos, não vai poder contar, assim, com a habitual transmissão do desfile na Avenida da Liberdade. Contudo, o Santo António não será esquecido.

A estação pública convida os telespetadores a festejarem uma das mais antigas tradições de Lisboa com a transmissão do musical Enquanto houver Santo António, uma produção de Filipe La Féria. O espetáculo original revisita “num formato de revista-musical, a fabulosa história das Marchas de Lisboa desde a sua origem, que remonta ao século XVIII, até ao atual figurino criado em 1932 por Leitão de Barros e que se popularizou por todos os bairros“, pode ler-se em comunicado.

Para além das “mais belas canções das Marchas de cada bairro de Lisboa“, não faltarão na peça – cuja promo pode ser vista em seguida – os tradicionais “sketches de humor, onde surgirão os figurões dos bairros, vendedores de manjericos, pregões, varinas, noivas de Santo António, com um cunho eminentemente popular“.

O elenco do espetáculo conta com nomes como Simone de Oliveira, Marina Mota, Joaquim Monchique, José Raposo, Alexandra, Lenita Gentil, Maria Armanda, Anabela, Ricardo Ribeiro, FF, Vanessa, Wanda Stuart, Filipa Cardoso, João Frizza, Sara Madeira, Filipe de Albuquerque, Filipa Azevedo e Salvador Pires. Marca também presença uma orquestra de oito elementos, dirigida por Miguel Amorim e Miguel Camilo.

O musical original de Filipe La Féria será transmitido na próxima sexta-feira, 12 de junho, véspera de Santo António, o primeiro dos tradicionais Santos Populares do mês de junho. Segundo a grelha provisória do canal, irá para o ar pelas 22 horas, depois do concurso Joker, ocupando uma faixa que habitualmente, neste dia, está entregue à transmissão do desfile das Marchas Populares.

Mais Artigos
Alba Baptista em Warrior Nun
‘Warrior Nun’ da Netflix já é sucesso entre os internautas