Príncipes do Nada
Fotografia: RTP

Príncipes do Nada. Catarina Furtado acompanha a luta dos refugiados em todo o mundo

A apresentadora e embaixadora da ONU visitou várias partes do mundo

A quinta temporada do programa da RTP1 Príncipes do Nada estreia a 9 de junho, às 21h. Para esta nova temporada, Catarina Furtado visitou campos de refugiados na Grécia, no Uganda, Bangladesh e Líbano.

Durante 10 episódios, “iremos conhecer a realidade de quem tenta recomeçar do zero, sem nada. As histórias de quem vive em condições indignas, o seu passado e os desejos para o futuro“, revela a RTP em comunicado.

A apresentadora partilhou também a novidade no Instagram, onde destaca o fim de “meses de trabalho muito duro“, que chegam agora a uma conclusão com a emissão do programa.

View this post on Instagram

Hoje é o dia que anuncio um dia muito esperado. Meses de trabalho muito duro, física e emocionalmente mas muito gratificante também porque as histórias felizes mantêm a esperança! Esta é a minha missão. Obrigada equipa do meu coração com quem casei há 14 anos da produtora Até ao Fim do Mundo. Príncipes do Nada é uma extensão da minha pessoa… enquanto mulher, mãe, Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a População…. e comunicadora! É impossível ficar indiferente. Para que ninguém fique para trás, conto convosco! Estreia dia 9, terça feira às 21h na RTP1! 👗 @nunobaltazarstudio 👠 @samelli_shoes 💍Acessórios dos vários países por onde andei com os @principesdonada! 📸: @carlapires @rtppt #atéaofimdomundo #principesdonada @unfpa #minhamissaodevida #refugees #direitoshumanos #humanrights

A post shared by Catarina Furtado (@catarinafurtadooficial) on

 

Esta nova temporada de Príncipes do Nada junta entrevistas feitas por Catarina Furtado a refugiados da Síria, da Venezuela, da República Democrática do Congo, e de outros países. O objetivo do programa será mostrar a realidade destas pessoas que tiveram de abandonar as suas vidas e procurar paz em outros países.

Para além do quotidiano dos refugiados, o programa também pretende demonstrar o trabalho indispensável de várias organizações, entre as quais a Organização Internacional para as Migrações, o Programa Alimentar Mundial e Fundo das Nações Unidas para a População.

Os refugiados são pessoas como nós

Em entrevista à Vogue Portugal, Catarina Furtado falou do seu papel como embaixadora. A apresentadora disse que os refugiados “São pessoas como nós e por mais que eu diga esta frase parece que não entra nos ouvidos”. Nesta entrevista, Catarina falou ainda da sua revolta para com os países europeus, pela falta de apoios. “É preciso dizer que seria tudo mais fácil, e eu vi com os meus olhos e falei com muitas pessoas que percebem desta questão, se de facto a Europa se organizasse convenientemente e cada país acolhesse um certo número de refugiados, fazendo a integração como deve ser dentro do próprio país.”

De acordo com o comunicado enviado pela RTP às redações, no primeiro episódio da nova temporada, Catarina Furtado visita o Campo de Moria, o maior campo de refugiados da Europa onde atualmente está interdita a entrada de jornalistas. Fica localizado na ilha grega de Lesbos e acolhe 22 mil refugiados, tendo sido construído apenas para 3 mil. Acompanhamos o trabalho da voluntária portuguesa Fabiana Faria na ONG Fenix, bem como os projetos das ONG´s Médicos Sem Fronteiras e Movement on the Ground, que combatem as condições desumanas que têm levado cada vez mais crianças a tentar o suicídio.

De seguida viajamos até ao Campo Kutupalong, considerado o maior do mundo, no Bangladesh, onde o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) apoia jovens mães rohingyas (população muçulmana que está a sofrer um verdadeiro genocídio por parte do exército do país onde nasceu, Myanmar, maioritariamente budista). É o caso de Parvir, que sofreu um casamento precoce e enfrenta agora uma gravidez adolescente. Vamos conhecer a sua história.

Príncipes do Nada foi um formato criado por Catarina Furtado, em 2006, enquanto Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Filmes biográficos preenchem os serões de fim-de-semana da RTP1