video vídeos
Fotografia: Kyle Loftus / Pexels

Dicas para criares vídeos inesquecíveis e dignos de um Óscar

Aprende a criar vídeos inesquecíveis com dicas simples. Podes começar a usar já!

Artigo patrocinado.

Os verdadeiros profissionais estudaram durante anos para aperfeiçoar técnicas e para aprender a trabalhar com softwares que lhes permitem criar vídeos inesquecíveis e com alta qualidade. No entanto, com o avanço da tecnologia, cada vez mais acessível, pessoas comuns podem também criar vídeos e filmes com qualidade elevada e conteúdo muito atrativo.

Seja só por entretenimento, em época de quarentena o número de vídeos disparou, para publicar nas redes sociais ou para vender um produto, os vídeos que fizeres devem distinguir-se e não serem só mais um conteúdo publicado na internet.

Se gostas de criar os teus próprios vídeos, fica a saber que não basta teres uma câmara. Existem outras dicas que podem deixá-los quase dignos de um Óscar.

Assim consegues distrair-te durante a quarentena e fazer algo com qualidade.

Confere as nossas dicas:

Aposta no conteúdo de impacto

O vídeo deve ser atrativo, chamar a atenção e fazer com que seja comentado. Para isso é preciso apostares num conteúdo que gere impacto positivo. Isso pode ser conseguido através de imagens que sejam diferentes ou que tenham um olhar diferenciado, discurso forte e marcante ou efeitos diferenciados.

Capte a atenção das pessoas nos primeiros segundos

Para criar vídeos inesquecíveis é preciso que as pessoas o vejam até o final e o comentem. Sendo assim, os primeiros segundos devem ser envolventes. Podes fazer  a abertura do vídeo online sem gastar nada.

Isso não significa que o todo não deva ser pensado, mas, no começo é preciso despertar o interesse e chamar a atenção. Com essa etapa feita, no tempo restante é só garantir que esse envolvimento não seja perdido.

Sabe quem é que vai ver os teus vídeos 

Saberes quem é o teu público é fundamental, porque não adianta passares uma mensagem se a pessoa não concorda com ela ou se tem uma visão diferente.

Por exemplo, se estiveres a falar de uma viagem para “mochileiros”, não adianta falares de hotéis de luxo, pois esse não é o intuito e os teus vídeos vão ser uma perda de tempo para eles. Estuda um pouco o perfil do público que queres atingir, para que possa produzir um vídeo personalizado e que realmente seja interessante.

Aprende a fazer transições

Se estás a mudar imagens ou uma foto, a transição deve ser agradável ao olhos e não parecer que foi algo repentino, brusco ou mal pensado. Aposta nas transições manuais para garantir um bom resultado e utiliza recursos variados que tornam essas passagens mais naturais.

O uso de cores que dêem continuidade às imagens pode fazer com que essa mudança fique mais agradável.

Escolhe o áudio certo para criar vídeos inesquecíveis

É possível que o teu vídeo utilize o som ambiente que foi captado durante a gravação, mas, para isso o áudio deve estar com um volume adequado e permitir que as pessoas entendam o que está sendo falado.

Entretanto, existem outras possibilidades, como a de adicionar um áudio às imagens, sem nunca esquecer que o áudio deve transmitir o mesmo sentimento do que o espectador estiver a ver. O vídeo mudo também é uma alternativa. Nesse caso, as imagens serão as protagonistas e precisam ser cuidadosamente escolhidas.

Os vídeos podem ser feitos para diferentes finalidades e em todos os casos deves seguir algumas regras para que o conteúdo fique bom. Para criar vídeos incríveis é preciso pensar que eles contam uma história e devem ter início, meio e fim.

Mais Artigos
Video Music Awards
MTV Video Music Awards serão transmitidos ao vivo em agosto