Morgan Freeman

Morgan Freeman: 5 filmes para celebrar o seu aniversário

Esta segunda-feira (1) celebra-se o 83.º aniversário de Morgan Porterfield Freeman, Jr. O Espalha-Factos recorda a carreira do ator, produtor, narrador e realizador americano e sugere cinco dos seus filmes mais icónicos.

Nascido no dia 1 de junho de 1937, em Memphis, no Tennessee (EUA), Morgan Freeman sonhava ser piloto, conseguindo até chegar à Força Aérea Americana, mas apenas como mecânico. A sua formação nas artes dramáticas iniciou-se apenas na década de 1960, na produção off-Broadway Niggerlovers.

Freeman tornou-se rapidamente conhecido em várias novelas e filmes, mas o primeiro papel pelo qual ganhou prestígio foi Fast Black, em Armação Perigosa, pelo qual recebeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Com participação em 127 filmes, Morgan Freeman tem, claramente, uma carreira bastante preenchida. Deixamos-te um top 5 de filmes, para veres ou reveres no seu aniversário.

Miss Daisy (1989)

Uma excêntrica e rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) é obrigada pelo filho a conviver com um motorista negro, contratado para servi-la. De início ela recusa o novo empregado, mas aos poucos ele vai quebrando as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles e os dois acabam por estabelecer uma comovente amizade, que dura mais de vinte anos.

O filme foi nomeado para nove Óscares e venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz, para Jessica Tandy, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Maquilhagem. 

Os Condenados de Shawshank (1994)

O filme de 1994 conta a história de Andy Dufresne, (Tim Robbins), um homem acusado pelo assassinato da mulher, mesmo depois de se declarar inocente e de as provas apresentadas serem circunstanciais.

Dufresne é então condenado e, na Shawshank State Penitentiary, conhece Ellis “Red” Redding (Morgan Freeman), ambos condenados a prisão perpétua. Uma amizade entre os dois inicia-se quando Dufresne pede a Red, um contrabandista habilidoso, que lhe consiga um objeto inofensivo, mas fundamental para a narrativa.

O filme contou com sete nomeações para os Óscares, incluindo a de Melhor Filme e de Melhor Ator, para Morgan Freeman.

Morgan Freeman

Seven – 7 Pecados Mortais (1995)

O filme conta a história de dois policias, David Mills (Brad Pitt), que passou cinco anos na divisão de homicídios, e William “Smiley” Somerset (Morgan Freeman), maduro, culto e prestes a reformar-se. Os dois são encarregados de uma perigosa e intrigante investigação: um serial killer que baseia os seus assassinatos nos sete pecados mortais.

Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos (2004)

Afastado da sua filha, Frankie (Clint Eastwood) revela dificuldade em aproximar-se de outras pessoas, restando-lhe apenas o amigo Scrap (Morgan Freeman), um ex-lutador de boxe que cuida do ginásio de Frankie. Um dia, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma rapariga que sempre teve pouco na vida, mas que sabe bem o que quer, e tem a determinação necessária para o alcançar, entra no seu ginásio.

O filme arrecadou os Óscares de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz para Hilary Swank e Melhor Ator Coadjuvante para Morgan Freeman.

Invictus (2009)

A 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman, é libertado da prisão de Victor Verster depois de 27 anos encarcerado. Após o fim do Apartheid, o recém-eleito presidente lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida.

De forma a unificar a nação, Mandela usa a linguagem universal do desporto. Para isso, junta forças com Francois Pienaar (Matt Damon), fazendo assim uma improvável caminhada até à Final do Campeonato do Mundo de 1995.

Lê também: Marilyn Monroe. Os momentos mais marcantes de uma das maiores estrelas de Hollywood
Mais Artigos
Beyoncé nos BET Awards 2020
Beyoncé encoraja a luta pela mudança nos prémios BET