Harry Potter
Reprodução/D.R

Dia da Criança. As crianças mais memoráveis do cinema

Robôs criados como humanos, magos, amigos de criaturas de outro planeta ou donos de uma fábrica de doces. Neste Dia da Criança, recordamos os jovens personagens que nos marcaram a todos de alguma forma.

Os papéis interpretados por crianças no cinema são sempre adorados pelo público, que acaba por ver um pouco o mundo através dos seus olhos. No entanto, no meio das centenas de personagens infantis, há algumas que, de alguma forma, ficaram marcadas na mente do espectador para a eternidade. O Espalha-Factos fez uma seleção dessas personagens, para que, neste Dia da Criança, não falte uma maratona animada.

Kevin, Sozinho em Casa

Sozinho em Casa Dia da Criança
Macaulay Culkin é Kevin em Sozinho em Casa

Não é de admirar que este nome seja um dos primeiros na lista. Kevin (Macaulay Culkin) apresentou-se ao público em 1990 e, desde aí, tem sempre preenchido os ecrãs portugueses no Natal, para alegria de uns e maçada de outros. Seja como for, o protagonista de Sozinho em Casa, de Chris Columbus, é dos nomes de personagens infantis mais facilmente reconhecidos em várias gerações. Os seus planos geniais e tropelias para proteger a sua casa ficaram na memória dos espectadores.

Elliott, E.T. – O Extra-Terrestre

Elliott (Henry Thomas) é uma criança que se pode gabar de ter experienciado um acontecimento que nunca nenhum de nós vai experienciar. Ao regressar a casa depois de ir buscar pizza, o rapaz descobre um alien escondido no barracão das ferramentas. Ao conhecer a criatura, rapidamente se forma uma ligação emocional muito forte. Por entre brincadeiras e perseguições, Elliott e os irmãos fazem de tudo para que o ET não seja apanhado por agentes do governo e para que possa voltar ao seu planeta.

Harry Potter, Harry Potter

Harry Potter Dia da Criança
Fotografia: Reprodução/D.R

O jovem mago que sobreviveu à maldição “daquele cujo nome não pode ser pronunciado” não podia ficar de fora. Harry Potter foi apresentado ao público leitor em 1997, mas só em 2001 chegou aos ecrãs para se tornar numa das crianças mais famosas do mundo do cinema. Depois de perder os pais e passar uma infância terrível com os seus tios, Harry (Daniel Radcliffe) é levado para a escola de magia de Hogwarts. Por entre aventuras e desafios, e em conjunto com os amigos Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), aprende os segredos da magia e da sua própria história.

Lê também: Vem aí programação especial de Harry Potter na televisão

DavidInteligência Artificial

O personagem surge da mente de Steven Spielberg, a partir de um projeto de Stanley Kubrick sobre a possibilidade de criação de máquinas com sentimentos. Após o planeta Terra ser dominado pela elevação do nível dos mares e androides passarem a conviver com os seres humanos, David (Haley Joel Osment) é um robô criado por uma equipa de Cybertronics para amar eternamente os pais. Acusado de ser uma ameaça para o filho do casal Swinton, recuperado do estado vegetativo, David apenas deseja com todas as suas forças tornar-se “real”, para poder ter o amor da sua mãe de volta.

Annie, Annie

Annie_Dia da Criança
Aileen Quinn é Annie em Annie

Ao estilo musical, Annie (Aileen Quinn) é uma menina adulta. Desde que foi abandonada pelos pais, ainda bebé, mora num orfanato dirigido pela nada amável Agatha Hannigan. Ao contrário do que seria de esperar, a menina não se deixa levar pela tristeza e, com dez anos, acaba por se tornar a “irmã mais velha” do local, animando as restantes crianças em noites difíceis e mesmo fazendo frente à senhora Hannigan. Para além disto, e apesar de todos os esquemas para a adotar, Annie não o quer, uma vez que acredita que os pais ainda estão vivos e vão voltar um dia.

Irmãos von Trapp, Música no Coração

Os sete irmãos mais famosos do cinema musical. Após perderem a mãe, os von Trapp são criados pelo pai, o capitão von Trapp, como também eles membros da marinha. Apresentando-se como crianças muito complicadas, em parte por nunca terem recebido amor paterno, os sete irmãos acabam por ser conquistados através da música por Maria, a nova governanta. Numa Áustria que começa a sentir o governo de Hitler, as crianças voltam a ligar-se ao pai e, juntos, desafiam o regime através da música.

Charlie Bucket, Charlie e a Fábrica de Chocolate

Charlie e a Fábrica de Chocolate_Dia da Criança
Freddie Highmore é Charlie em Charlie e a Fábrica de Chocolate

Uma criança que cumpre o sonho de tantas outras: tornar-se dono de uma fábrica de chocolate. Criado no seio de uma família pobre, Charlie (Freddie Highmore) recebe todos os anos uma barra de chocolate Wonka no seu aniversário. No entanto, o dono da grande fábrica lança uma estranha promoção: em cinco das suas Barras Wonka foram colocados convites dourados, que dão, a quem os encontrar, o direito de passar um dia na fábrica. Após muito esforço, Charlie encontra o último bilhete e parte, com o seu avô, numa aventura doce, que pode alegrar qualquer dia para uma criança.

Matilda, Matilda, a Espalha Brasas

Se há filme que inspirou gerações a abraçar aquilo que nos torna únicos, foi, sem dúvida, Matilda, a Espalha Brasas (1996), a famosa adaptação da obra de Roald Dahl. Matilda (Mara Wilson) possui uma inteligência extraordinária, no entanto incompreendida pelos adultos à sua volta. Quer na escola ou na vida familiar, a menina vê-se confrontada com injustiças, procurando refugiar-se na paixão pela leitura. Todavia, com o auxílio de Miss Honey (Embeth Davidtz), chega à altura de retaliar. Matilda perde o medo e decide dar a provar aos tiranos com quem convive um pouco do seu próprio remédio. Danny DeVito faz um excelente trabalho em trazer o mundo fantástico, próprio da infância, ao grande ecrã.

Sugestões de Diana Carvalho e Matilde Dias.
Mais Artigos
Vizinho de Cristina estreia-se no ‘Passadeira Vermelha’ como comentador convidado