O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Clint Eastwood em Imperdoável

Clint Eastwood. Cinco filmes para celebrar o aniversário do ator

O ator Clint Eastwood completa 90 anos este domingo (31). Para comemorar a data, o canal Cinemundo preparou uma programação com cinco filmes, que se inicia às 14 horas com O Bom, o Mau e o Vilão.

Clint Eastwood nasceu a 31 de maio de 1930, em São Francisco. A carreira do ator passa sobretudo pelo género de ação e, contradizendo o seu apelido, é no mundo do Oeste que muitas vezes faz sucesso. O seu percurso no cinema começou no ano de 1955, com os filmes A Vingança do Monstro e Tarântula, a Aranha Gigante, após abandonar os estudos no Los Angeles City College.

No entanto, a ascensão do ator americano apenas aconteceu cerca de dez anos depois, em 1964, com uma trilogia de spaghetti westerns de Sergio Leone: Por Um Punhado de Dólares (1964), Por Mais Alguns Doláres (1965) e O Bom, o Mau e o Vilão (1966). O último é exatamente o filme que abre a programação de cinco filme que o canal Cinemundo preparou para celebrar o seu aniversário, desde a ação ao drama.

O Bom, o Mau e o Vilão 14h00

Clint Eastwood em O Bom O Mau e o Vilão
Clint Eastwood é Blondie em ‘O Bom, O Mau e o Vilão’

O filme é o último da Trilogia dos Dólares, de Sergio Leone, e estreou em 1966, tal como os primeiros, exclusivamente na Itália, só chegando a Portugal em 1969. A longa-metragem apresenta, por entre o caos de tiroteios, violência, enforcamentos e batalhas da Guerra Civil Americana, três pistoleiros, que procuram uma fortuna em ouro num cemitério remoto, sem olhar a meios para a encontrar.

As Voltas da Vida – 16h55

Para acalmar os ânimos do western, segue-se um drama de Robert Lorenz. A trama de 2012 apresenta Gus Lobel (Clint Eastwood), um olheiro de basebol veterano que se recusa a utilizar quaisquer novas tecnologias para fazer o seu trabalho. Enquanto a filha, Mickey, tenta recuperar a relação disfuncional que tem com ele, Gus esconde a todos o facto de estar a perder a visão, que ameaça ser o fim da sua prestigiada carreira.

Na Lista do Assassino – 18h45

Clint Eastwood em Na Lista do Assassino
Clint Eastwood é Harry Callahan em ‘Na Lista do Assassino’

No filme de Buddy Van Horn de 1988, Clint Eastwood apresenta-se como o polícia “Dirty” Harry Callahan, que, ao investigar a morte de uma estrela de rock famosa (Jim Carrey), descobre a existência de um jogo de apostas secreto e doentio, chamado “A Lista Negra”, cujo objetivo é assassinar celebridades. Ao aperceber-se que ele próprio também está na lista de alvos, Harry Callahan tem de agir rapidamente e apanhar o assassino, Peter Swan (Liam Neeson).

Um Crime Real – 20h20

Baseada na romance homónimo de Andrew Klavan, a longa-metragem realizada e protagonizada por Clint Eastwood apresenta Steve Everett, um velho jornalista que está a recuperar do alcoolismo. Ao fazer a cobertura da história de um jovem condenado à morte, Frank Louis Beechum (Isaiah Washington), descobre provas de que o rapaz pode ser de facto inocente. A horas da execução e por entre vários obstáculos, Steve Everett faz de tudo para salvar Frank da execução.

Imperdoável – 22h30

Clint Eastwood em Imperdoável
Clint Eastwood é William Munny em ‘Imperdoável’

Para finalizar a programação, o canal Cinemundo regressa à ação do Oeste, com mais um filme realizado e estrelado por Clint Eastwood. A trama apresenta William Munny, um pistoleiro velho e reformado, que aceita contra a própria vontade a tarefa de matar dois assassinos. Apesar de contar com a ajuda do seu ex-parceiro também semi-aposentado, Ned Logan (Morgan Freeman), e um jovem pistoleiro que se intitula de “Schofield Kid” (Jaimz Woolvett), o trabalho revela-se mais complicado do que seria de esperar, devido à idade avançada.

Lê também: Clint Eastwood: 90 anos ao sabor de uma boa cerveja

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.