Ricardo Araújo Pereira participa nas conversas da FFMS
Foto: Divulgação / Tinta-da-China

Ricardo Araújo Pereira é a figura pública favorita dos portugueses

O estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, realizado pela Marktest, reconheceu Ricardo Araújo Pereira como a figura pública com maior empatia em Portugal. No pódio, juntamente com o humorista, encontram-se Vasco Palmeirim e Cristiano Ronaldo como as personalidades que os portugueses mais gostam.

O objetivo desta amostra é conhecer a imagem que os portugueses têm em relação às 66 principais personalidades nacionais, sejam elas da área da cultura, entretenimento ou desporto, além de bloguers e influencers. Além disso, o inquérito Figuras Públicas e Digital Influencers avalia a opinião acerca das características destas personalidades, bem como a sua associação à publicidade.

Feito durante o mês de fevereiro, pré-pandemia da Covid-19, o estudo procurou representar a população portuguesa com base na idade, região e género. Foi, portanto, composto por 1211 entrevistas e um questionário online.

Segundo o estudo da Marktest, o autor do programa Isto é Gozar com Quem Trabalha, da SIC, obteve um valor médio de empatia de 6.98, numa escala de um (não se identifica) a 10 (identifica-se muito).

O pódio deste indicador fica completo pelo apresentador Vasco Palmeirim (6.71) e por Cristiano Ronaldo (6.57). Daniela Ruah, César Mourão, Filomena Cautela e Nuno Markl registaram também índices acima de 6.3, assim como outras 19 figuras públicas que obtiveram níveis de empatia acima de 5.5.

Por outro lado, 40 das personalidades indicadas no estudo obtiveram resultados abaixo de 5.5 nos índices de empatia. Entre elas, encontram-se Bárbara Bandeira, Raquel Strada e Kelly Bailey, que simultaneamente são identificadas como as figuras públicas menos conhecidas da lista num outro parâmetro, que mede a notoriedade.

Com uma empatia acima da média, mas sem liderar nos indicadores de notoriedade estão António Zambujo, Bruno Nogueira e Dânia Neto.Sérgio Conceição, Mickael Carreira e Carolina Patrocínio são muito conhecidos, mas não geram, no entanto, muita empatia com o público.

Em relação à notoriedade, Cristiano Ronaldo lidera a lista, já que 96,4% dos inquiridos disseram conhecer o futebolista. Apesar disso, a Marktest explica que Daniela Ruah é a atriz de que os portugueses mais gostam e Mariza é a preferida na área da música.

Na lista seguem-se Fernando Mendes (95,2%), Mariza (94,9%), Herman José (94,2%) e Manuel Luís Goucha (94,2%). Na casa dos 93% estão Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, José Mourinho, Ricardo Araújo Pereira e a apresentadora Fátima Lopes.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Ana Leal
Ana Leal sai da TVI “com o orgulho de quem não verga a nenhum tipo de pressão”