Terra Nova

Com estreia nos cinemas adiada, ‘Terra Nova – A Série’ chega à RTP1

Terra Nova é a próxima série nacional a estrear na RTP1. Baseada na obra literária O Lugre, de Bernardo Santareno, a série estreia na próxima quarta-feira (3 de junho) e tem como pano de fundo aquela que poderá ser considerada a última epopeia trágico-marítima de Portugal: a faina maior, mais conhecida pela pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova, durante os anos 30.

Filmada em Portugal e no alto mar da Noruega a bordo do lugre (navio a vela) Santa Maria Manuela, em 2018, Terra Nova – A Série retrata a dura vida dos pescadores, as suas relações familiares e pessoais e os conflitos políticos da época. A produção tem argumento de Artur Ribeiro e Nuno Duarte e realização de Joaquim Leitão.

O lugre Terra Nova encontra-se prestes a iniciar a sua viagem para mais uma campanha. Pescadores e famílias vivem momentos de ansiedade. As mulheres sofrem pela partida dos seus maridos, filhos ou noivos e mais uma vez, terão de sobreviver, em terra, a todas as adversidades de uma vida de futuro incerto que caracteriza a sociedade portuguesa dos anos 30.

Enquanto a tripulação enfrenta tempestades e o frio do Atlântico Norte, a história segue o drama de Albino (Pedro Lacerda), um pescador que caiu em desgraça após um naufrágio e é agora considerado “má-sorte” para os lugres onde embarca.

Albino tenta proteger Miguel (Miguel Partidário), um jovem órfão que o admira, apesar da hostilidade de alguns pescadores. Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro.

Embora lidere o navio com pulso de ferro, o Capitão Silva (Virgílio Castelo) não consegue evitar um motim que compromete o objetivo da viagem. O conflito a bordo apanha de surpresa Bernardo (Vítor D’Andrade), um médico que faz a sua primeira viagem e que se encontra dividido entre a solidariedade com os pescadores e o respeito pela autoridade do Capitão.

A produção da Cinemate inclui também no elenco nomes como João Reis, Miguel Borges, João Catarré, Vítor Norte, João Craveiro, Ricardo de Sá, João Jesus, Catarina Rebelo, Mikaela Lupu, Maria João Falcão, Sandra Faleiro, Carla Chambel, Rodrigo Tomás, entre outros.

Covid-19 trocou os planos: primeiro na TV, depois no cinema

Terra Nova chega assim ao pequeno ecrã antes da estreia em cinema, contrariamente ao plano inicial. O filme tinha estreia marcada para 19 de março, e foi uma das primeiras vítimas do encerramento das salas de cinema causado pela pandemia de Covid-19.

Embora tenham sido produzidos em paralelo, são várias as diferenças entre o filme e a série televisiva. A mais notória é o facto de o filme se focar totalmente na vida dos pescadores em alto mar, e por isso ter um elenco exclusivamente masculino. A série de 13 episódios inclui também a história das famílias dos pescadores em terra, com foco na vida das mulheres.

A RTP1 aposta na série para substituir A Espia nas noites de quarta-feira, com estreia marcada para dia 3 de junho às 21h. A versão em formato filme não tem ainda data prevista para passar nas salas de cinema nacionais, mas espera-se que seja até ao final do ano.

Lê também:Herman José estreia sátira ao ‘Big Brother’

Mais Artigos
Um Filme de Verão DocLisboa
TVCine Emotion celebra mês do DocLisboa com programação especial