A Noiva Cadáver de Tim Burton
Reprodução/D.R

Podes voltar a visitar a exposição de Tim Burton no Museu da Marioneta

Depois de uma longa interrupção devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Museu da Marioneta está de volta com a exposição temporária Tim Burton – As Marionetas de Animação. As obras vão estar presentes no museu entre os dias 26 de maio e 27 de setembro. Até ao final do mês, a entrada é grátis.

Desde o dia 18 de maio que os museus portugueses têm vindo a retomar a sua atividade. O Museu da Marioneta, em Lisboa, esperou até esta terça-feira, dia 26, para poder reabrir. A exposição dedicada ao imaginário fantástico de Tim Burton tinha sido inaugurada em fevereiro e estava prevista encerrar dia 19 de abril.

No Museu da Marioneta encontram-se, além de marionetas, desenhos originais, adereços, maquetas e material de pesquisa de três dos filmes do realizador – Marte Ataca! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012).

A partir desta terça-feira, será novamente possível conhecer os mecanismos interiores dos corpos e das cabeças das marionetas e perceber a sua complexidade. As figuras presentes na exposição foram fabricadas pelo estúdio Mackinnon & Saunders, com quem Tim Burton começou a colaborar em 1995.

Lê também: Desconfinamento. Já há regras para o regresso dos eventos culturais

O público poderá, por exemplo, ver os marcianos que compõem parte do elenco de Marte Ataca! (1996), ou como foi o processo de construção das marionetas de A Noiva Cadáver, a partir dos desenhos originais de Tim Burton e de Carlos Grangel.

Tim Burton iniciou a sua carreira nos estúdios da Disney como animador e é hoje um dos realizadores mais conhecidos do mundo, tendo realizado mais de duas dezenas de filmes, quer em imagem real, quer em animação stop-motion e 3D.

Com a reabertura do museu, vão ser feitas também alterações à coleção permanente. As máscaras ibero-americanas do coleccionador Francisco Capelo vão passar a estar incluídas no percurso expositivo. A abertura da colecção permanente está prevista para 2 de junho.

Por agora, o museu está com um horário reduzido — pode ser visitado entre terça-feira e domingo, das 11h às 17 horas.  A entrada para a exposição de Tim Burton é limitada a um máximo de cinco visitantes e o uso de máscara é obrigatório. A loja, a cafetaria, o elevador e os equipamentos interativos estão encerrados.

Mais Artigos
breaking bad Better Call Saul
‘Better Call Saul’ poderá trazer de volta os protagonistas de ‘Breaking Bad’