Paulo Dentinho Fita Isoladora
Fotografia: EF via RTP/Divulgação

Paulo Dentinho: “André Ventura estava a tornar-se um ativo tóxico” na CMTV

Na semana em que André Ventura foi dispensado das funções de comentador na CMTV e no Correio da Manhã, Paulo Dentinho é convidado do podcast Fita Isoladora, do Espalha-Factos, para analisar o papel dos comentadores na comunicação social e em particular na televisão.

O antigo diretor de informação da RTP considera que os meios da Cofina tomaram “uma boa decisão“, que tem apenas o defeito de pecar por ser “tardia“. O jornalista, que já foi correspondente da estação pública em França, Timor-Leste e Moçambique, refere ainda que este critério “se devia alargar a outras figuras que são políticos ativos e que mantêm, não só no Correio da Manhã, mas noutros órgãos de comunicação social, espaços de comentário.”

Paulo Dentinho é da opinião que, tendo em conta o estatuto editorial do Correio da Manhã, as linhas vermelhas indicadas por Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã e da CMTV, este é “um critério absolutamente compreensível” e que encara como sendo “de uma sensatez enormíssima“. O jornalista da RTP considera ainda que, a partir de certa altura, André Ventura estava a tornar-se, até para o Correio da Manhã, um ativo tóxico“.

Na conversa com João Malheiro, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha, o veterano repórter de televisão debate ainda o estado atual do jornalismo e aquela que é a sua visão sobre os espaços de opinião dentro dos noticiários televisivos.

podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts, AnchorBreaker e RadioPublic.

J. K. Rowling e séries em risco de cancelamento também em foco

As revelações de J. K. Rowling, que esta semana confessou nunca ter estado na Livraria Lello, o que desmentiu o “mito urbano” que dizia que este espaço tinha inspirado a escadaria de Hogwarts, deixaram Portugal em agitação. Este caso, mas também outras opções que a escritora tem feito, fazendo revelações sobre personagens e o enredo, perante a estupefação dos fãs, estão em análise com a Mariana Nunes, autora do Espalha-Factos e redatora especializada em Literatura.

O percurso dos fãs de Anne With an E, que estão a desenvolver uma campanha para salvar a série do cancelamento, foi o pretexto para uma conversa com Fábio Martins, antigo editor do Espalha-Factos e autor da newsletter Séries Fixes para Ver, e com a Carolina Correia, que tem acompanhado de perto a campanha dos espectadores da série da Netflix. Neste segmento é discutido se realmente os fãs têm capacidade para salvar séries ou se os motivos para isso acontecer são outros.

Ouve aqui o episódio:

Microepisódios da semana:

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Robert Englund
Robert Englund junta-se ao elenco de ‘Stranger Things’