Tenet tem data de estreia marcada para 17 de julho.
Foto: IMDB

‘Tenet’: Épico de espionagem de Christopher Nolan ganha novo trailer

A data de estreia mantém-se ainda marcada para 17 de julho, apesar das dúvidas provocadas pelo clima de pandemia.

O novo épico de espionagem de Christopher Nolan, Tenet, ganhou, esta quinta-feira (22), um novo trailer. O filme, sendo um dos mais esperados do ano, está a ser descrito como o maior de sempre de Nolan. É protagonizado por John David Washington e Robert Pattinson e tem ainda data de estreia marcada para 17 de julho, mas esta pode mudar a qualquer momento devido à pandemia.

O trailer foi primeiramente lançado no famoso jogo online Fortnite, e posteriormente publicado no Youtube pela Warner Bros. Ainda não se sabe muito sobre a história do filme, mas este retratará dois agentes secretos, Washington e Pattinson, que embarcam numa missão para impedir o inicio de uma terceira guerra mundial, e parecem utilizar capacidades que lhes permitem inverter o fluxo do tempo, a chamada “inversão”, em acontecimentos como acidentes de carro e tiroteios.

O trailer mostra grandes cenas de ação ambientadas em vários países, incluindo um Boeing 747 a passar por um prédio no meio de chamas. Outra cena nova revela um intenso tiroteio numa sala de concertos repleta de pessoas que parecem adormecidas. Algumas personagens mencionam que é preciso salvar “as pessoas no futuro que precisam de nós”, e de como é necessário “reverter o fluxo do tempo”. É ainda referido que Tenet é “a palavra que abre as portas certas e também algumas das erradas”.

O elenco do filme inclui também Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Kenneth Branagh, Dimple Kapadia, Clémence Poésy e Michael Caine. O argumento é escrito pelo próprio Christopher Nolan, que se junta ao diretor de fotografia, Hoyte van Hoytema, responsável pelos dois últimos filmes do cineasta, Interstellar e Dunkirk. O realizador vai trabalhar pela primeira vez com o compositor Ludwig Göransson (vencedor de um Óscar com Black Panther), pois Hans Zimmer, que colaborou com Nolan em todos os seus filmes, esteve ocupado com Dune, de Denis Villeneauve

O filme mais ambicioso de Nolan

Apesar da história de Tenet ainda não ser perceptível, o que se sabe é que este é o maior filme de sempre de Nolan. O seu orçamento ronda os 180 milhões de euros, tornando-o numa das produções originais mais caras de sempre, e o cineasta rodou o filme em sete países diferentes. Numa entrevista dada no ano passado à Entertainment Weekly, Nolan referiu mesmo que Tenet era o seu “filme mais ambicioso de sempre”.

“Vamos começar da perspectiva de que se trata de um filme de espionagem, mas vamos viajar por sítios e géneros diferentes”, disse Nolan na altura. “Vamos cruzar alguns géneros diferentes, de uma forma nova e emocionante, espero eu. Filmámos o filme em sete países diferentes, largamente distribuídos pelo mapa, com um elenco de peso e grandes cenas de ação. Não há duvidas, é o filme mais ambicioso que fizemos até hoje.”

O trailer de Tenet foi lançado na plataforma online Fortnite, e a estreia foi seguida por uma conversa com John David Washington, o protagonista do filme. “Estou a transbordar de felicidade e incredulidade”, disse o ator sobre o trailer. “Há pequenos pedaços de informação sobre o filme que fico surpreendido que ele [Christopher Nolan] os tenha revelado. E adoro que o tenha feito”.

Uma estreia incerta

A data de estreia continua marcada para 17 de julho, mas a verdade é que no fim do trailer, ao invés de se mostrar a tradicional data de lançamento que permite ao público saber o tempo que os espera até poderem ver o filme no grande ecrã, a única coisa que se lê é “vai chegar aos cinemas, não especificando quando e aumentando a incerteza sobre se a Warner Bros. vai conseguir manter a data de 17 de julho. Mas é um sinal de que o filme está pronto para ser exibido no grande ecrã, e tendo sido rodado em 70mm e Imax, merece que seja visto na maior tela possível.

Esta indefinição é causada pela continuação do período de confinamento em alguns países do mundo e pelo caos que anda a marcar os planos de reabertura do setor profissional nos Estados Unidos. As circunstâncias atuais parecem dar força à teoria de que a estreia de Tenet vá ser adiada para 12 de agosto, no lugar de Wonder Woman 1984 de Patty Jenkins, que veria a sua data de estreia adiada mais para perto do fim do ano.

O que é certo é que, na descrição do trailer disponibilizado pela Warner Bros,  mantém-se a referência à data de 17 de julho. A juntar-se a uma história já de si secreta, temos agora o mistério de saber quando é que iremos poder ver Tenet no cinema. A incógnita continua a pairar no ar, mas sabe-se que Nolan está a lutar para que o seu filme seja o primeiro que as pessoas vejam quando for seguro retornar aos cinemas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Anna Kendrick
Anna Kendrick: 35 anos e uma carreira com um “ritmo perfeito”