The Post
The Post (Fotografia: Divulgação)

‘The Post’ estreia na RTP1…. à uma e meia da manhã

A RTP1 estreia esta sexta-feira (22), às 01h30, o filme The Post, com Tom Hanks e Meryl Streep nos principais papéis. O serviço público exibe a película de Steven Spielberg pela primeira vez em sinal aberto num horário secundário.

A história foca-se em Katharine Graham, proprietária, e Ben Bradlee, editor do Washington Post, que arriscam a carreira para expor segredos governamentais que envolvem quatro presidentes dos Estados Unidos e três décadas de poder.

Este thriller político baseado em factos reais dá a conhecer o braço-de-ferro entre a Casa Branca, liderada por Richard Nixon, e a imprensa. Uma disputa que acabou por dar origem a uma decisão histórica do Supremo Tribunal norte-americano. A sentença considerou inconstitucionais os mandados emitidos para impedir a publicação de extensa e ultrassecreta documentação sobre o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietname, aqueles que ficaram conhecidos como os Pentagon Papers, divulgados pelo funcionário Daniel Ellsberg.

A longa-metragem, de 2017, mostra como foi vedada ao povo a informação de que aquela era uma guerra impossível de vencer, mereceu a aprovação do público e da crítica, sendo definida como “uma história que retrata temas intemporais de forma convincente através da realização de Spielberg e do trabalho impecável do conjunto do elenco“.

Lê também: The Post: Uma ode ao jornalismo e ao feminismo
Mais Artigos
Ana Leal
Ana Leal suspensa da TVI por divulgar e-mails particulares