Fotografia: Pexels

RTP1 exibe reportagem sobre a vida dos portugueses durante o confinamento

Para ver esta quinta-feira (21), logo a seguir ao Telejornal

A reportagem Os Dias da Quarentena vai ser transmitida esta quinta-feira (21), na RTP1, e documenta como os lisboetas encararam a impossibilidade de continuar a sua rotina diária em tempo de pandemia.

Para contrariar a celebração de liberdade que o mês de abril deveria trazer, a Covid-19 apanhou-nos desprevenidos e a palavra quarentena passou a fazer parte do vocabulário do dia-a-dia.

Com início na China no final de 2019, esta pandemia rapidamente se alastrou pelo mundo e infetou milhões de pessoas. Portugal não foi exceção, deixando a nossa vida em standby, as ruas desertas e a economia desfalcada.

Com o Estado de Emergência em vigor, a jornalista Cândida Pinto foi até aos sítios onde estavam os lisboetas em abril: a casa deles. Encontrou apartamentos caóticos, salas transformadas em escritórios e famílias à beira de um ataque de nervos. Esta equação complexa veio testar os limites até dos mais pequenos. “Difícil é colocar o braço no ar porque a professora não nota”, queixa-se Maria de 8 anos, uma das entrevistadas, falando das aulas virtuais.

As máscaras deixaram de ser um elemento estranho e foi-se normalizando o seu uso em locais como supermercados e farmácias. O consumo quase parou, os receios das entidades empregadoras aumentaram e a angústia do desemprego voltou.

“Isto é um bicho esquisito, ninguém o vê e aquele que o viu também não o queria ver”, afirma José Correia de 76 anos na reportagem. “Eu sei o que é o desespero, também mata uma pessoa”, conta outro testemunho, de José Buginga, 78 anos. Num outro prisma de análise, Paula Henriques, enfermeira do Hospital Curry Cabral afirma: “estamos a viver aquilo que eu nunca pensei que iria viver”.

Com imagem ao encargo de Rui Manuel Silva, Carlos Pinota e Emanuel Prezado, edição de Samuel Freire e grafismo de Rui Batista, esta será uma viagem pelas inquietações de pessoas de diferentes classes sociais e idades, infetados e recuperados, todos a viver uma nova normalidade como no resto do país.

Podes ver a reportagem esta quinta-feira (21), na RTP1, logo a seguir ao Telejornal.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Weeknd After Hours
The Weeknd reforça críticas aos Grammys e é apoiado por Elton John e Drake