Regina Duarte Jair Bolsonaro
Fotografia: Governo Federal do Brasil

Regina Duarte “sente falta da família” e abandona Secretaria da Cultura

A Secretária Especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Regina Duarte, deixou o cargo esta quarta-feira, dia 20 de maio. A notícia foi avançada pelo presidente brasileiro no Instagram, onde afirmou também que a ex-secretária vai passar a assumir a direção da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O ator Mario Frias deverá ser o substituto no cargo.

De acordo com a publicação de Bolsonaro, Regina Duarte abandonou o cargo porque sente falta da sua família. No entanto, o presidente afirmou ainda que “para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em São Paulo. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias”. A ex-secretária brasileira comunicou a sua saída esta manhã, em reunião com o presidente no Palácio da Alvorada.

Regina Duarte assumiu o cargo de secretária especial da Cultura a 4 de março, O seu objetivo inicial era “pacificar” o conflito entre a classe artística e a indústria da cultura com o governo federal.

Durante cerca de dois meses, a atriz esteve envolvida em várias polémicas com artistas, desde a demissão de Dante Mantovani, antes presidente da Funarte, até ao abandono da entrevista da CNN Brasil, após relativizar as mortes ocorridas na época da ditadura militar no Brasil. Desde essa data, mais de 500 artistas, jornalistas, produtores culturais e intelectuais assinaram um manifesto de repúdio contra Regina Duarte, entre os quais se destacam Caetano Veloso, Chico Buarque e Fafá de Belém.

O ator Mario Frias foi convidado por Bolsonaro para substituir a ex-secretária especial da brasileira no seu cargo, após o próprio se ter mostrado disponível. “Jair, cara, para o que precisar, eu estou aqui”, afirmou em entrevista à CNN Brasil esta terça-feira, dia 19 de maio. “Pelo Brasil, eu estou aqui. O que for preciso, não vou correr”, acrescentou o artista.

Em Portugal, Frias é conhecido por ter participado em quatro temporadas da série New Wave, transmitida pela SIC, mas também por papéis secundários em telenovelas como Filhas da Mãe, O Beijo do Vampiro e Senhora do Destino.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festa do Avante
Festa do Avante volta em setembro. E os festivais de verão?