Fotografia: Globo/Divulgação

‘Amor de Mãe’. Novela da Globo vai ter como tema pandemia da Covid-19

As gravações foram interrompidas em março. A segunda temporada ainda não tem data para retomar gravações

Amor de Mãe, telenovela da Globo emitida pela SIC, vai ter na sua segunda temporada uma linha temática focada na pandemia da Covid-19. As gravações da novela foram interrompidas a 21 de março, tendo sido suspendida a sua emissão no canal brasileiro. Em Portugal, onde a estreia tinha sido recente, os episódios continuam em exibição.

Manuela Dias, criadora e atual escritora da trama, aponta ao jornal Extra, da Globo, que foi orientada pela emissora para escrever capítulos sem cenas que incluam qualquer contacto físico. Cenas de beijos, abraços, sexo, entre outros tipos de contacto, estão excluídas da narrativa; haverá, também, um maior foco em cenários de interior, de forma a concentrar o trabalho no estúdio. A escritora esclarece que “personagens podem ser infetados“, como mudanças do enredo original adaptado à nova realidade.

Quanto ao elenco, Vladimir Brichta, que interpreta Davi, esclareceu numa entrevista no programa Cinejornal que a sua personagem “vai debater sobre o que está acontecendo“. Esta alteração encaixa no caráter ativista da personagem, como uma das primeiras alterações. Também Lurdes (Regina Casé) será uma das personagens que mais vai falar sobre o assunto com os filhos, reforçando o papel maternal que desempenha na trama.

O mesmo aconteceu em Portugal, exemplo de NazaréTerra Brava, que pretendem retomar as gravações em julho. À semelhança das indicações da emissora brasileira, a SIC e TVI, ao iniciar gravações, vão evitar cenas que envolvem contacto entre os atores, assim como uma redução no número de figurantes e elenco. Os guiões vão ainda ser adaptados para limitar os contactos físicos e aglomerados de pessoas no mesmo local. Igualmente, a equipa vai ser reduzida ao mínimo indispensável e todos os equipamentos técnicos vão ser desinfetados antes da utilização.

Globo
Fotografia: João Cotta/Globo

Amor de Mãe, atualmente em exibição na SIC, não tem ainda previsão para voltar a ser emitida no canal brasileiro, mesmo após as medidas de proteção. A previsão inicial é de que a novela regresse em agosto, com as gravações a retomar em julho, para que a Globo possa dar um final à novela em meados de outubro ou novembro.

De qualquer modo, não se descarta o regresso apenas para 2021 e com uma redução do número de episódios, tendo em conta o cenário vivido no Brasil. Para colmatar a ausência de Amor de Mãe, o canal optou por repetir Fina Estampa, novela de 2011, que chegou ter audiências superiores à trama inédita. Com os últimos episódios a ser emitidos em julho, a Globo já estuda quais as produções que pode repor como a novela das nove, faixa horária de elevada audiência.

Mais Artigos
futebol plateia
Onde posso ver futebol esta semana?