Fotografia: YouTube

6ix9ine acusa Ariana Grande e Justin Bieber de fraude no top da Billboard

Depois de sair da prisão, onde se encontrava desde 2018, o rapper Tekashi 6ix9ine tem sido o centro das atenções no mundo da música. Depois de bater o recorde de espectadores num direto no Instagram e de entrar em confronto direto com Snoop Dogg, acusa agora Ariana Grande e Justin Bieber de comprarem o primeiro lugar no top de vendas americano da Billboard.

O tema ‘Gooba’, que conta com mais de 190 milhões de visualizações no YouTube e ocupa neste momento o primeiro lugar nas tendências desta plataforma em Portugal, foi ultrapassado pelo dueto de Ariana Grande e Justin Bieber. A colaboração entre os dois artistas, ‘Stuck With You’, encontra-se no pódio da tabela, ao passo que a canção de 6ix9ine está em terceiro lugar.

Num vídeo publicado no Instagram, o rapper garante ser possível “comprar primeiros lugares”, acusando a Billboad de ser uma fraude. 6ix9ine afirma ter investigado um volume anormal de vendas do tema ‘Stuck With U’ na quinta-feira (dia 14), que terá aumentado exponencialmente num curto espaço de tempo. Depois de dar conta de que 30 mil unidades da canção foram alegadamente compradas com apenas seis cartões de crédito, confrontou a Billboard, que por sua vez explicou que não podia revelar informações sobre os respetivos cartões.

Num longo texto publicado também no Instagram, Ariana Grande explicou que não se rege pelos números e que nos primeiros cinco anos da sua carreira não alcançou qualquer número um nos tops. “Eu não uso a minha energia para dramas ou acusações mas isto foi longe demais (…) Os nossos fãs compraram a canção, nunca mais de quatro cópias cada, como ditam as regras.

A cantora foi mais longe e acusou 6ix9ine de querer descredibilizar o seu trabalho como mulher: “Para quem estiver descontente com a sua posição no top desta semana ou que gaste o seu tempo a destruir o seu cérebro a pensar em todas as formas possíveis de desacreditar as mulheres trabalhadoras (e apenas mulheres por alguma razão…), eu peço-te que tires um momento para seres humilde“.

Ariana Grande reiterou ainda que perdeu vários tops na sua careira e que nunca abordou o assunto por se considerar agradecida por fazer parte do mundo da música. “E tu também devias estar. Parabéns a todos os meus colegas no top 10 desta semana. Até ao número três”. Já Justin Bieber explicou que houve 60 mil unidades do tema ‘Stuck With You’ vendidas no final da semana porque foi precisamente nessa altura que os números foram divulgados.

O cantor defendeu-se também através da Nielsen, uma empresa global de informação, dados e medição: “A Nielsen Company verificou isto e descobriu que todas as nossas vendas eram legítimas. Não desacredites a nossa base de fãs com informações falsas”. Finalmente, Bieber aproveitou para admitir que se sente honrado em trabalhar com Ariana Grande em prol de uma causa. Todos os lucros do tema serão doados para bolsas de estudo para filhos de trabalhadores que estão na linha da frente no combate à Covid-19.

Beyoncé, The Weeknd e Dua Lipa no top 10

A Billboard Hot 100 é a mais importante tabela musical nos Estados Unidos, sendo atualizada e publicada todas as semanas na revista de música. 6ix9ine referiu-se sobretudo às vendas digitais e físicas das canções, mas a verdade é que o top contabiliza também os streams e as emissões em cerca de um milhão de estações de rádio nacionais.

Com o mais recente primeiro lugar, Ariana Grande e Justin Bieber juntam-se assim a Mariah Carey e Drake como os únicos quatro artistas que na história da Billboard estrearam três singles em primeiro lugar. Conhece o top 10 desta semana:

1º. ‘Stuck With U’Ariana Grande & Justin Bieber 
2º. ‘Say So’Doja Cat ft. Nicki Minaj 
3º. ‘Gooba’Tekashi 6ix9ine
4º. ‘Blinding Lights’The Weeknd 
5º. ‘Savage’Megan Thee Stallion ft. Beyoncé 
6º. ‘Toosie Slide’Drake
7º. ‘The Box’Roddy Ricch
8º. ‘Rockstar’DaBaby ft. Roddy Ricch
9º. ‘Don’t Start Now’Dua Lipa
10º. ‘Circles’ Post Malone 

Tekashi 6ix9ine: Recordes e Polémicas

Com apenas 24 anos, 6ix9ine é um caso sério de sucesso no terreno do rap norte-americano mas a sua vida está repleta de polémicas. Em 2018, foi condenado a dois anos de prisão por fazer parte de um gangue violento de Nova Iorque, tendo saído no mês passado, mais cedo do que seria suposto, por ser asmático e, por isso, ter uma maior probabilidade de complicações caso fosse infetado com o novo coronavírus.

Após sair da prisão, e antes destas acusações com a Billboard, o rapper criticou Snoop Dogg, chamando-o de “chibo” e acusando-o de ter traído Shante Broadus, com quem é casado há mais de 20 anos. Tekashi 6ix9ine agravou as críticas quando insinuou que Snoop Dogg denunciou Suge Knight, cofundador da editora Death Row Records, que nos anos 90 se viu envolvida na morte de Tupac e nas rivalidades com Notorious B.I.G.

O rapper chegou mesmo a ser acusado de conduta sexual imprópria em 2017 e até hoje já esteve envolvido em várias situações de violência. No entanto, a sua carreira profissional não parece ser afetada pelas suas ações.

Como forma de comemorar com os fãs a saída da prisão, 6ix9ine fez um direto no Instagram para mais de dois milhões de pessoas, batendo assim o recorde de espectadores em simultâneo nesta plataforma. O mais recente tema, ‘Gooba’, bateu também um recorde, desta vez no YouTube. O tema ultrapassou ‘Killshot’ de Eminem como o que obteve mais visualizações em apenas 24 horas, no registo de hip-hop.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mulan
Cancelamento de ‘Mulan’ gera revolta dos proprietários de cinemas