“Da 5 Bloods”: Netflix lança trailer do novo épico de guerra de Spike Lee

O filme tem data de lançamento marcada na plataforma de streaming para 12 de junho.

A Netflix lançou, esta segunda-feira (18), o trailer de Da 5 Bloods, o novo e esperado filme de Spike Lee, ambientado no Vietname. O filme tem sido perspectivado como um dos maiores trunfos que a plataforma de streaming irá usar na próxima temporada dos Óscares, tendo data de estreia marcada para 12 de junho.

Da 5 Bloods retrata a história de Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis) e Melvin (Isiah Whitlock, Jr.), quatro veteranos afro-americanos do Vietname, que retornam ao local da guerra à procura de tesouros enterrados e dos restos mortais do líder da sua antiga unidade (Chadwick Boseman). Os quatro, juntamente com o filho de Paul (Jonathan Majors), embarcam numa aventura que os vai ajudar a confrontar os seus traumas duradouros causados pela sangrenta e imoral Guerra do Vietname.

No trailer, podemos ver que o assassinato de Martin Luther King confronta e interroga a vontade das personagens em morrer pelos Estados Unidos, um país que, na maior parte das vezes, não pensa que as suas vidas valham para alguma coisa. Cinquenta anos depois, os quatro veteranos reúnem-se, e apesar de terem mudado significativamente, tal como o Vietname, a pergunta mantém-se a mesma.

O épico de guerra de duas horas e meia vai ter ainda uma influência inesperada de Donald Trump, dado que Paul vai chocar os seus velhos amigos ao revelar que é apoiante do presidente americano. “É algo que a minha mãe me ensinou desde cedo,”, explicou Lee numa entrevista à Vanity Fair. “Ela dizia-me, ‘Spike, nem todas as pessoas negras são as mesmas. Nem todas as pessoas negras se parecem da mesma maneira, ou pensam da mesma forma.’ Então temos este grupo [de veteranos], e tive de acrescentar algum tipo de diversidade nestes homens afro-americanos. Não podem ser todos iguais – para além de ser estúpido, não iria acrescentar drama à história.

Lee contou, ao IndieWire, que filmes como o clássico Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola e O Tesouro de Sierra Madre, de John Huston foram grandes influências para o realizador enquanto gravava Da 5 Bloods. Na mesma entrevista à Vanity Fair, disse: “Sempre prestei homenagem aos filmes que amo nos meus filmes. Não estou a desrespeitar os filmes que se fizeram sobre a guerra do Vietname, talvez excepto Os Boinas Verdes, com o John Wayne, que não considero um herói.”

O filme tem um elenco sonante, composto ainda por nomes como Norm Lewis, Mélanie Thierry e Paul Walter Hauser, entre outros. Este é o primeiro projeto de Lee, depois de BlacKkKlansman, que lhe rendeu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, o Grande Prémio de Cannes e obteve mais de 85 milhões de euros de bilheteira a nível mundial, tornando-se num dos maiores sucessos da carreira de Lee até agora.

Spike Lee segue assim as pisadas de Martin Scorsese (O Irlandês), Noah Baumbach (Marriage Story) e Alfonso Cuaron (Roma), ao tornar-se no mais recente realizador de alto calibre a fazer uma parceria com a Netflix, para o lançamento do seu novo épico de guerra. O gigante do streaming tem confirmadas outras grandes estreias de projetos de Charlie Kauman, com I’m Thinking of Ending Things, Mank, o novo filme de David Fincher, e ainda Hillbilly Elegy, de Ron Howard, uma adaptação de um livro de memórias com o mesmo nome, de J. D. Vance.

Antes da Covid-19 ter provocado o encerramento dos cinemas a nível global, Da 5 Bloods tinha estreia marcada no Festival de Cannes de 2020, que iria decorrer durante esta semana, tendo sido entretanto cancelado, e em que Spike Lee se ia tornar no primeiro presidente negro do júri da história do festival. Com a mudança de planos, o filme irá estrear agora na Netflix a 12 de junho.

 

 

 

 

«

Mais Artigos
l43-brad-pitt-121219124137_big
Brad Pitt vai ser um dos assassinos de ‘Bullet Train’