Dia Internacional dos Museus. 20 visitas virtuais por museus de todo o mundo

Assinala-se a 18 de maio o Dia Internacional dos Museus

As visitas aos museus e galerias de arte espalhadas pelo mundo podem estar suspensas devido à pandemia mas, neste Dia Internacional dos Museus, esse não é motivo para desesperares.

A criatividade para continuar a garantir o acesso do público a exibições mundiais em período de confinamento é cada vez maior, agora com soluções que passam por visitas de 360° à distância de um clique.

Desde obras impressionistas no Museu de Orsay, em Paris, a lições sobre a Grécia antiga no Museu Benaki de Atenas, o Espalha-Factos reuniu uma lista de museus que podes visitar gratuitamente.

National Gallery of Art, Washington

National Gallery of Art, Washington
soomness/Flickr

Fundado em 1937, este museu exibe uma grande coleção de pinturas, desenhos, esculturas e outras obras de arte desde os mestres góticos à arte contemporânea.

British Museum, Londres

British Museum
Eric Pouhier/Wikimedia Commons

Com uma coleção que totaliza mais de 8 milhões de objetos, é um dos museus britânicos que se dedica à história, arte e cultura humanas e contém dez departamentos de várias coleções.

Smithsonian National Museum of Natural History, Washington

Smithsonian Institution National Museum of Natural History
Fotografia: Alex Proimos/Wikimedia Commons

O museu de história natural mais visitado do mundo tem em exposição tudo o que esteja relacionado com a natureza e animais, incluindo um esqueleto inteiro de um T-Rex.

Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque

MET Museum of Modern Art
Pexels

Apelidado de Met, este é o lar de mais de 2 milhões de obras de arte que representam todas as épocas da história humana como o Antigo Egipto, a Arte Medieval ou a Arte Moderna.

Dalí Theatre-Museum, Catalunha

Fundació Gala-Salvador Dalí

Localizado na cidade natal de Dalí, este antigo teatro é totalmente dedicado ao artista e tem a mais extensa coleção das suas obras, com cerca de 1 500 peças de arte.

Museum of Broken Relationships, Zagreb

Museum of Broken Relationships, Zagreb
Reprodução/D.R (BBC)

Um museu com um conceito bem diferente do que já vimos, os objetos apresentados são doados  por quem queira contribuir, juntando uma pequena explicação sobre o seu significado e de onde provêm.

Museé d’Orsay, Paris

Musée d'Orsay Paris
Yann Carade/Wikimedia Commons

Originalmente uma estação de comboios, este aclamado museu francês alberga uma das maiores coleções de arte da Europa, com obras de Édouard Manet ou Claude Monet.

The Vatican Museums, Roma

Museus do Vaticano
Vicente Villamó/Wikimedia Commons

Os Museus do Vaticano apresentam uma extensa coleção de arte importante e esculturas clássicas colecionadas pelos Papas nos últimos 500 anos e ainda algumas obras renascentistas.

The National Women’s History Museum, Virginia

O principal objetivo do museu é educar, inspirar e moldar o futuro, integrando a história e a cultura de distintas mulheres nos Estados Unidos através de exposições e histórias orais.

Van Gogh Museum, Amesterdão

Van Gogh Museum
Reprodução/D.R

Um dos museus mais famosos do mundo e que mantém a maior coleção de obras de Vincent van Gogh. Estão em exposição mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 cartas pessoais.

Pergamonmuseum, Berlim

Lestat (Jan Mehlich)

Um dos maiores museus da Alemanha, este é o lar de muitos artefactos antigos, incluindo o Portão Ishtar da Babilônia e, claro, o Altar de Pergamon.

Uffizi Galleries, Florença

Reprodução/D.R (The Culture Trip)

O palácio situado em Itália exibe obras do século XII ao século XVIII, com uma coleção de obras renascentistas de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo ou Rembrandt.

NASA, Virginia

Nasa
Reprodução/D.R

O centro de pesquisa de Langley Center oferece experiências de realidade aumentada assim como vídeos e histórias em áudio sobre a exploração espacial e toda a pesquisa envolvida.

National Gallery of Victoria, Melbourne

Depois de doações generosas de cidadãos como Alfred Felton, a galeria adquiriu 63 mil obras de mestres antigos e contemporâneos de todo o mundo.

Museu Picasso, Barcelona

Para os fãs do pintor cubista, este museu está cheio de desenhos e pinturas e a coleção atual tem mais de 3 500 obras de arte, a maioria doada por Jaime Sabartés, amigo de Picasso.

Hong Kong Heritage Museum, Hong Kong

Uma coleção rica em belas artes chinesas, que remontam à dinastia Qing, e exposições permanentes que incluem 40 obras de Chao Shao-an ou artes marciais por Jin Yong.

Tate Modern, Londres

Uma das maiores galerias de arte moderna e contemporânea do mundo desde o ano 1900. Tem oito secções, cada uma com um tema diferente.

The Broad, Los Angeles

Com uma coleção de quase 2 mil peças de arte contemporânea de 200 artistas diferentes, incluindo Cindy Sherman, Jeff Koons ou o famoso “Single Elvis” de Andy Warhol.

MASP, São Paulo

Conhecido pela sua estrutura de vidro, o museu foi um dos primeiros a atuar como centro cultural e a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

The National Museum of the United States Air Force, Ohio

Com uma das maiores colecções de aviões do mundo, este museu tem uma grande variedade de armas e aeronaves militares, incluindo os aviões presidenciais de Franklin D. Roosevelt ou John F. Kennedy e Richard Nixon.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
BBC
BBC Three. Canal responsável por ‘Normal People’ e ‘Fleabag’ volta à televisão no Reino Unido