Call Me By Your Name
Fotografia: Divulgação

Estes são os filmes que tens de ver com base no mood que estás a sentir

O Estado de Emergência chegou ao fim e começamos agora uma nova fase das nossas vidas. Sem muito para fazer e com o dever de continuarmos em casa, esta é altura perfeita para mergulharmos no mundo dos filmes. Para ajudar a passar as horas, o Espalha-Factos criou a lista perfeita com filmes para todos os moods que estás a sentir.

Mood: Ser avassalado por emoções

The Florida Project

O filme de Sean Baker conta a história de Moonee, uma menina de seis anos, que vive com Halley, a mãe, num motel próximo do parque da Walt Disney. Moonee passa o dia a brincar com os seus amigos e crianças que habitam no motel. Já a mãe é uma jovem que vive dos subsídios do estado e de alguns trabalhos que nem sempre são legais. Infelizmente, nem todos os esforços de Halley vão ser suficientes para garantir a segurança da sua filha. 

Chama-me pelo Teu Nome

Elio Pearlman em Call me by your Name
Fotografia: Distribuição/Sony Pictures Classics

O verão quente de 1983, no norte de Itália, dá-nos a conhecer a história do primeiro amor de Elio. Conhecida por todos, esta ode de amor, de Luca Guadagnino, é interpretada por Timothée Chalamet e Armie Hammer. A passar férias na casa de família, o jovem conhece Oliver, um estudante norte-americano, que inesperadamente vai mudar a sua vida enfadonha e aborrecida. 

If Beale Street Could Talk

Stephan James and KiKi Layne in If Beale Street Could Talk (2018)
Fotografia: Divulgação

Depois de uma viagem ao norte de Itália, apanhamos um avião até Nova Iorque. Estamos na década de 1970 a ver um casal de jovens afro-americanos totalmente apaixonados e cheios de esperança para os seus futuros. Tish e Fonny vão ter muitos contratempos ao longo da sua vida, mas o amor não os vai fazer desistir um do outro. 

Short term 12

Brie Larson dá corpo e voz a uma personagem que nos leva numa viagem aparentemente banal. E essa é a magia de Short Term 12 — o filme torna-se especial pelo seu retrato das coisas mais triviais da vida. Supervisora numa instituição de acolhimento de jovens, Grace ajuda adolescentes em risco a retomar a sua vida. 

Synecdoche, New York

Fotografia: Divulgação

A história de um diretor de teatro, interpretado de forma magistral por Philip Seymour Hoffman, que se vê envolvido em dificuldades no seu trabalho e na sua vida pessoal. Lidando com os seus problemas, decide criar uma réplica em tamanho real de Nova Iorque, num armazém, para a sua próxima peça. O realismo da sua produção começa a quebrar uma linha fina entre o que é a realidade e ficção, usando Charlie Kauffman — realizador e argumentista — este espaço para um comentário à própria introspeção humana.

Divertidamente

Crescer não é uma tarefa fácil e esta máxima não é exceção para Riley. Mas dentro da sua mente, as suas emoções — Alegria, Medo, Raiva, Nojo e Tristeza — tentam aconselhar e regular, dentro do possível, o estado emocional de Riley, de forma a que ultrapasse os obstáculos que a vida lhe apresenta.

Lê também: Maio. Sete filmes a não perder nos canais da RTP

Mood: Quando queres viajar sem sair de casa

Breathless

Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg em Breathless (1960)
Fotografia: Divulgação

Uma história que nos leva a passear pelas ruas de Paris. Michel é um criminoso que precisa de ajuda para se esconder. Felizmente, encontra Patricia, uma estudante e aspirante a jornalista, que o ajuda. As peripécias de Michel e Patricia têm muito que se lhe diga e não vão acabar da melhor forma. 

Amélie

Num pequeno café na cidade de Paris, a tímida Amélie Poulain (Audrey Toutou) descobre que tem um dom para ajudar os outros. Enquanto atua como casamenteira e anjo da guarda dos outros, Amélie conhece um rapaz desconhecido pelo qual sente atração, necessitando de ultrapassar os seus medos para passar a ser a protagonista da sua própria história de amor.

Before Sunset

Before Sunset
Fotografia: Divulgação

Uma história de amor que acontece puramente por sorte e cruzar de destinos. Nove anos antes eram estranhos, que acabaram por se tornar em algo mais que conhecidos. Em Before Sunset, Jesse Céline encontram-se pela primeira vez passado todo esse tempo. 

Mary Poppins

Depois de Paris, damos agora um saltinho até Londres. Estamos em 1910, altura em que um homem influente, Mr. Banks, está com dificuldades em arranjar e manter uma ama para os seus dois filhos. Com os seus poderes mágicos, um amigo que faz tudo, muita música e diversão, Mary Poppins aparece para salvar e mudar a vida da família

Mood: Quando queres voltar a ser uma criança

Ferdinando

Ferdinando é tudo o que se imagina que um touro não é. Amigável, calmo, sonhador e até gosta de plantas. Ele vive a sua vida com calma até ao dia em que, por lapso, acaba por ser selecionado para combater nas touradas de Madrid. Apesar de fazer amigos pelo caminho, não vai esquecer o seu maior objetivo: voltar para Nina, uma menina meiga que é também a sua melhor amiga. 

Paddington e Paddington 2

Paddington (2014)
Fotografia: Divulgação

Originário das florestas do Peru, Paddington é um jovem urso que faz uma longa viagem até ao Reino Unido. Perdido e sozinho na estação de comboios de Paddington, é encontrado pela família Brown que vai tornar o seu desejo realidade: encontrar uma nova casa. A partir daqui, Paddington vai viver uma vida cheia de peripécias. 

Monstros e Companhia

Se há filmes que nos lembram da nossa infância são os da Pixar. Por essa razão, Monstros e Companhia não podia faltar na lista. Um clássico que toda a gente conhece e não precisa de descrição. Para os mais desatentos, o filme conta a história da maior fábrica de monstros do mundo. Os seus funcionários têm como missão assustar crianças sem ter contacto com elas, mas um dia tudo muda.

Mood: Quando só queres cantar e dançar

Dirty Dancing

Já passaram 33 anos desde a sua estreia, mas a verdade é que todos continuamos a dançar ao som de ‘Time of My Lifee a sonhar com o romance perfeito. Enquanto estamos em casa, isso não tem que ser diferente. Os próximos dias são perfeitos para rever os passos de dança de Patrick Swayze e Jennifer Grey

High School Musical

Fotografia: Divulgação

Ninguém recusa uma viagem aos tempos de ouro da Disney e nada melhor do que começar por High School Musical. Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale vão fazer-nos vibrar com músicas como ‘We’re All In This Together’ e o dia-a-dia na escola dos nossos sonhos. 

Camp Rock

Demi Lovato e os Jonas Brothers estão juntos num campo de férias onde, por mais incrível que pareça, se faz música. Em Camp Rock conhecemos a história de Mitchie Torres, uma rapariga que quer ser cantora. Com a ajuda de Shane, Jasone Nate, o seu sonho fica cada vez mais perto de se tornar realidade. 

Singing in the Rain

Serenata à Chuva leva-nos numa viagem pelo mundo de Don e Lina, duas estrelas do cinema mudo em Hollywood. Numa altura em que o cinema falado está a tomar conta dos estúdios, Don e Lina vão ter de ultrapassar uma série de dificuldades para vingarem no novo tipo de filmes e manterem a sua fama. 

West Side Story

Natalie Wood e Richard Beymer em West Side Story (1961)
Fotografia: Divulgação

Da Broadway para o cinema, West Side Story é uma história de amor aparentemente igual às outras, mas no fundo diferente. Semelhante a Romeu e Julieta de Shakespeare, vamos entrar no mundo de dois gangs que vivem em constante guerra. Apesar do ódio e brigas que surgem pelo meio, Tony Maria vão ter de arranjar forças para o seu amor sobreviver.

Mood: apetece-te sair com amigos (mesmo que via Zoom)

Booksmart

Amy e Molly são duas amigas inseparáveis que nunca tiveram tempo para se divertirem. Infelizmente, só perceberam isso na véspera da cerimónia que marca o fim das suas vidas académicas. Com um plano nas mangas, preparam-se para numa noite fazerem tudo o que não fizeram em quatro anos. 

Wine Country

Rachel Dratch, Ana Gasteyer, Amy Poehler, Maya Rudolph, Emily Spivey, e Paula Pell em Wine Country (2019)
Fotografia: Netflix/Divulgação

Com um elenco de luxo, Wine Country conta-nos a história de um grupo de amigas que se reúne para celebrar um aniversário. Com todas as horas preenchidas e sem muito tempo para respirar, alguma tensão começa a aparecer entre as amigas de longa data. Apesar de todos os problemas que possam surgir, todas estão dispostas a colocar as discussões de lado e aproveitar a vida ao máximo. 

Someone Great (Alguém Especial)

É o filme para se ver quando estamos aborrecidos e com saudades dos amigos. Gina Rodriguez é Jenny Young, uma aspirante jornalista que arranjou o seu emprego de sonho. Enquanto se prepara para mudar de cidade, o namorado, com quem mantinha uma relação há nove anos, decide acabar tudo. Para recuperar do desgosto e celebrar a sua conquista, Jenny e as amigas partem numa aventura pela cidade de Nova Iorque. É um original da Netflix.

Lady Bird

Saoirse Ronan e Beanie Feldstein em Lady Bird (2017)
Fotografia: Divulgação

O coming of age que já todos vimos e continuamos a ver. Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do secundário e prestes a entrar para a faculdade (pelo menos é isso que deseja). O problema é que a faculdade fica longe da sua cidade natal, Sacramento, ideia que a mãe não apoia. Enquanto não chega a hora, Christine, rebatizada por si própria de Lady Bird, vai viver o seu primeiro namoro, desentendimentos com a sua mãe e uma série de problemas que todos os adolescentes têm.

Mood: ficar totalmente surpreendido com mistérios geniais

Seven

O filme desenrola-se em Los Angeles, onde dois detetives, com características bem diferentes, ficam encarregues de uma importante investigação. Durante sete dias, os detetives William Somerset (Morgan Freeman) e David Mills (Brad Pitt) deparam-se com sete cenas de crime diferentes, a primeira sendo um homem obeso que morreu de ingestão forçada de esparguete. Aquele que parece ser apenas um crime bizarro torna-se numa matança que representa os sete pecados mortais.

Shutter Island

Leonardo DiCaprio em Shutter Island (2010)
Fotografia: Divulgação

O xerife Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e o parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) são enviados para um hospital psiquiátrico na ilha Shutter, onde estão internados os criminosos mais perigosos do país. Rachel Solando é uma delas, mas desapareceu da sua cela deixando uma única pista: uma folha de papel com uma pergunta indecifrável. Quando ninguém parece querer cooperar com a investigação, os detetives percebem que as suas vidas correm risco e que podem não conseguir sair vivos daquela ilha.

Mood: nada me pode assustar (certo?)

Midsommar

midsommar
Fotografia: Divulgação

Um grupo de amigos viaja para a Suécia para estudar um festival de verão que ocorre a cada 19 anos na cidade natal de um destes. Apesar de, no início, aparentemente se tratar de umas férias de sonho, gradualmente a escuridão apodera-se deste local, onde o sol nunca se põe, com os habitantes da vila a convidarem o grupo para se juntar às suas festividades perturbadoras. Kenia Nunes, do Espalha-Factos, elegeu-o como o melhor filme de terror de 2019.

Possesion

Numa das mais aclamadas interpretações de uma atriz na história da sétima arte, Isabelle Adjani veste a pele de Anna, uma jovem mulher que abandona a sua família sem qualquer explicação. Suspeitando de um caso, o seu marido decide investigar o comportamento estranho da sua mulher, descobrindo que há algo muito mais bizarro e estranho a acontecer. 

The Lighthouse

Willem Dafoe e Robert Pattinson em The Lighthouse
Fotografia: Eric Chakeen/Divulgação

Numa ilha remota na zona de Nova Inglaterra em pleno final do século XIX, dois homens (Robert Pattinson e Willem Dafoe) são encarregados de guardar o misterioso farol da ilha, tudo enquanto tentam impedir que a sua sanidade mental desapareça, se é que ela alguma vez existiu. Lê aqui a nossa crítica ao filme.

Suspiria (ambas as versões, 1977 e 2018)

Susy Bannion é uma bailarina americana que estuda numa das mais prestigiosas escolas de dança de Berlim, a Markos Tanz Company. No entanto, Susy esconde algo que não é observável a olho nu pelo ser humano.

Sugestões de Ana SilvaMiguel Rocha e Pedro Terrantez

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Fátima Lopes Somos Portugal
‘Somos Portugal’ com emissão na terra e no ar para combater ‘Domingão’