museus

Dia Internacional dos Museus em Portugal celebra-se com reaberturas e inaugurações

Na próxima segunda-feira (18), é assinalada a comemoração do Dia Internacional dos Museus.  Para 2020, o tema selecionado foi “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão“, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais.

Além das comemorações, este ano a data marca a reabertura destes espaços culturais, fechados previamente devido à situação de pandemia da Covid-19 que se vive atualmente em Portugal.

Entre o virtual e o real, várias são as iniciativas levadas a cabo pelos museus do nosso país. O Espalha-Factos reuniu-as para que saibas o que cada um irá fazer para a comemoração da data.

Reabertura parcial do Centro Cultural de Belém

CCB
No dia 18 de maio, o Centro Cultural de Belém irá reabrir os seus espaços de forma parcial. (Foto: Divulgação)

No Centro Cultural de Belém, o dia será celebrado com a reabertura parcial do museu. As exposições estarão abertas em horário reduzido e serão implementadas novas medidas de segurança e higiene.

A Garagem Sul do CCB reabre com a exposição O Mar É A Nossa Terra, com entrada livre. Esta secção do museu passará a incorporar um guia explicativo em áudio, acessível através do telemóvel. Durante os restantes dias da semana, a exposição estará disponível para ouvir entre as 10h e as 17h.

Mas a Garagem Sul não é o único lugar do CCB a reabrir portas. Juntam-se a este espaço o Museu Coleção Berardo, o Jardim das Oliveiras, a Praça CCB, a instalação do Jardim Vertical no Caminho Pedonal e a Receção e Sala da Leitura do Centro de Congressos e Reuniões.

Além disto, o museu desenvolveu um conjunto de atividades direcionadas para os mais novos com o intuito de os levar a descobrir segredos da linha de costa portuguesa.

MAAT inagura novo programa de música e som, Terra Irada

Nyege Nyege: Uma Nova Esperança é o título do projeto preparado pelo MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – para comemorar o Dia Internacional dos Museus.

Este projeto corresponde ao primeiro capítulo do novo programa de música e som do MAAT, intitulado Terra Irada. Conta com curadoria de Pedro Gomes, e irá decorrer ao longo dos próximos meses.

Nyege Nyege é um projeto criado por dois europeus, Arlen Dilsizian e Derek Debr, em Kampala, no Uganda. Este inclui uma residência artística, estudos comunitários e duas editoras discográficas. Além disso, organiza um festival de quatro dias descrito pela entidade como a representação de “diversão e curiosidade e desafiar fronteiras, sempre com um sentido de inclusividade e um convite à surpresa”.

A colaboração entre a Nyege Nyege e o MAAT inclui a transmissão de seis emissões diferentes através do seu canal de Youtube. As emissões apresentam “comunidades e ideias visionárias” visadas sobre uma “única bandeira de progresso, confronto, celebração e compreensão”.

A transmissão irá iniciar-se pelas 16h, com uma conversa moderada por Shannen SP com o curador Pedro Gomes e os cofundadores da Nyege Nyege, Arlen Dilsizian e Derek Debru. Entre as 17h e as 21h, irão ocorrer seis concertos de artistas da Nyege Nyege.

Museus do Norte com entrada grátis

Para assinalar a data, todos os museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte irão ter entrada gratuita durante o dia 18 de maio.

No comunicado enviado, a Direção Regional de Cultura do Norte refere que o dia será celebrado “através de diversas iniciativas online, mas também convidando os visitantes a regressar aos museus”. Além disso, o primeiro visitante de cada museu será presenteado com uma oferta de boas-vindas.

A iniciativa abrange os seguintes museus:

  • Museu do Abade de Baçal;
  • Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques;
  • Museu da Terra de Miranda;
  • Museu D. Diogo de Sousa;
  • Museu dos Biscainhos; Museu de Lamego.

Inaguração da exposição Um Mundo de Máscaras no Museu da Farmácia

Um Mundo de Máscaras no Museu da Farmácia

A exposição Um Mundo de Máscaras será inaugurada no Museu da Farmácia, em parceria com outros quatro museus: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.

O curador do Museu da Farmácia, Gonçalo Magano, explica o objetivo da exposição em comunicado. “Com a exposição [Um Mundo de Máscaras], pretendemos promover uma ponte entre o presente e o passado, revelando um mundo de histórias dentro de um objeto, que se torna rosto da diversidade de museus e coleções em Portugal”. A secretária geral de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, é embaixadora da exposição.

Esta é uma exposição online temporária constituída por mais de 30 máscaras de múltiplas culturas, que pertencem aos cinco museus. A galeria de imagens inclui textos e vídeos que retratam o seu interesse e significado histórico.

Apesar deste lançamento online, é do objetivo das entidades envolvidas que esta seja apresentada ao público, em formato presencial, ainda durante o ano de 2020.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Kid Quick
‘Kid Quick’ é a nova personagem não binária da DC Comics