Hayao Miyazaki
Imagem: Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki prepara um novo filme feito à mão

A realização da animação tem sido um processo lento, com o avanço de apenas um minuto por mês

Depois de, em 2016, interromper a sua reforma, o grande mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki tem trabalhado na sua próxima longa-metragem. No entanto, a produção, desenhada à mão, não parece estar para breve.

Em entrevista à Entertainment Weekly, Toshio Suzuki, produtor do Studio Ghibli, partilhou novidades quanto ao processo de realização do filme. Revelando que Miyazaki conta com 60 animadores a criar um total de 12 minutos de animação por ano, Suzuki afirma: “Na verdade, há três anos que estamos a trabalhar neste filme, portanto significa que até agora completámos 36 minutos. Temos esperança de conseguir acabar nos próximos três anos.

O produtor revelou ainda que não considerou o regresso de Miyazaki para uma nova animação como sendo uma boa ideia. “Uma das ideias a que chegamos foi: e porque não gastar mais tempo e mais dinheiro a fazer um filme?”, acrescenta Suzuki.

Um retorno às histórias fantásticas

A próxima animação dos estúdios Ghibli é intitulada de How Do You Live? (Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka) e, baseada num clássico da literatura japonesa, de Yoshino Genzaburo, acompanha a história e o crescimento espiritual de um rapaz que se muda para a casa do tio após a morte do pai.

O título do filme é uma referência à obra homónima de Yoshino Genzaburo.

A obra afigura-se como um regresso às histórias “grandes e fantásticas”, apresentando mais frames do que os projetos anteriores do estúdio. Ao contrário de Meu Amigo Totoro, que precisou de oito animadores para terminar o filme em oito meses, a quantidade de frames no projeto atual exige um avanço mais lento.

How Do You Live? será o último filme de Hayao Miyazaki, conhecido por clássicos da animação como Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro. O seu trabalho mais recente, As Asas do Vento, foi lançado em 2013.

Ao contrário do que aconteceu com inúmeras produções pelo resto do mundo, a animação não foi afetada pela pandemia Covid-19 e não apresentou adiamentos. Ainda assim, o projeto ainda está longe de se encontrar finalizado.

Em Portugal, todas as animações produzidas pelo Studio Ghibli encontram-se no catálogo da Netflix.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Anatomia de Grey
Porque ‘Anatomia de Grey’ decidiu infetar personagens com a Covid-19