Greta Thunberg no novo video de Pearl Jam
Reprodução/D.R

Greta Thunberg faz previsões no novo vídeo dos Pearl Jam

A jovem ativista climática interpreta uma vidente que anuncia o que o futuro reserva para o meio ambiente

Os Pearl Jam lançaram mais um videoclipe do seu mais recente projeto, Gigaton, e ele conta com uma participação especial. ‘Retrograde tem a sua mensagem de conscientização ambiental enfatizada pela presença da ativista climática Greta Thunberg.

No vídeo realizado pelo australiano Josh Wakely, os músicos aparecem em retratos pintados em cartas de tarot, compondo a temática da previsão do que está por vir para o planeta. A “vidente” interpretada por Thunberg é que evidencia à banda os dois lados da moeda: o que há de majestoso no planeta e as tragédias que o afligem.

Ao longo da sua carreira, tem sido frequente a banda dar voz às causas que lhes são importantes. A faixa ‘Retrograde’ exibe um equilíbrio entre o desespero, que emerge de referências à subida do nível do oceanos, por exemplo, e a força de vontade de evitar um futuro calamitoso.

“Será preciso muito mais do que amor ordinário para nos levantar” é o que afirma não só a canção, mas também a descrição do vídeo no YouTube, enfatizando a necessidade da tomada de ação. Em entrevista à revista Variety, o realizador conta que o objetivo deste recente vídeo é “imaginar o futuro e então tentar alterá-lo”.

“Algo que os Pearl Jam têm feito tão extraordinariamente bem durante 30 anos é falar a verdade ao poder e lançar disparos de advertência”, comentou Wakely sobre a canção composta por Mike McCready, guitarrista da banda.

O show e as previsões têm de continuar

O plano inicial para o videoclipe de ‘Retrograde’ contava com uma gravação live-action. Como aconteceu com outras produções, a pandemia veio a alterar os planos de Wakely, que optou por um misto entre animações (género no qual ganhou um Emmy) e imagens recolhidas dos Pearl Jam e de Greta Thunberg.

Para aparição de Greta, Wakely usou imagens já existentes com a sua permissão, e sobrepôs o seu rosto no de um ator. “Ela nunca teve que atuar num frame, mas transmitiu aquela emoção que eu estava à procura. Foi uma enorme felicidade ver um e-mail dela na minha caixa de entrada a dizer que tinha amado”, afirmou Wakely à Variety.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Pedro Abrunhosa
Pedro Abrunhosa: “A cultura une as pessoas apesar de haver distância”