É P’ra Amanhã
Fotografia: Divulgação

‘É P’ra Amanhã’: série sobre sustentabilidade em Portugal chega à SIC

É P’ra Amanhã: Viagens a um futuro sustentável é uma série documental sobre a sustentabilidade em Portugal, que junta soluções que mostram já como pode ser o nosso mundo de amanhã. Dividida em cinco episódios, É P’ra Amanhã: estreia na SIC no próximo domingo, dia 17 de maio.

A ideia para a série nasceu de um desafio entre seis amigos que, “inspirados pelo documentário francês DEMAIN, decidiram partir em viagem”, explicam no website do projeto. O trabalho divide-se em cinco episódios, cada um com um diferente tema Alimentação, Energia e Mobilidade, Economia, Política e Educação. Em cada parte, são dadas a conhecer iniciativas em Portugal que trabalham diariamente para construir um futuro mais sustentável.

“E se mostrar soluções e contar uma história positiva, fosse a melhor forma de resolver as crises ecológicas, económicas e sociais que atravessam o nosso mundo?​”, descreve a sinopse da série. Para a sua elaboração, os seis elementos da equipa percorreram “o país de lés a lés para visitar e filmar a seleção final de projetos”, acrescenta.

É P’ra Amanhã: Viagens a um futuro sustentável não se foca, no entanto, apenas no percurso dos seus autores. Foca-se, por outro lado, de uma forma positiva, no que “já está a ser feito” para contribuir para um futuro mais sustentável, nas “pessoas e projetos que já estão a implementar alternativas viáveis que podem servir de exemplo para um futuro próximo”.

A equipa junta “velhos amigos e perfeitos desconhecidos”, refere o website, e conta com Teresa Carvalheira na produção, Luís Costa na coordenação, Edgar Rodrigues no design, Pedro Serra na realização, Verónica Silva na comunicação, e Francesco Rocca na gestão.

O primeiro episódio da série estreia no dia 17 de maio, domingo, pelas 8h15, na SIC. Os restantes seguem-se semanalmente, no mesmo horário, até ao dia 14 de junho. A par da estreia, vão ser ainda disponibilizados conteúdos exclusivo no website da produção.

É P’ra Amanhã: Viagens a um futuro sustentável foi promovida pela Circular Economy Portugal, e cofinanciada pela União Europeia e pelo Camões I.P., no âmbito do projeto NO PLANET B – AMI. Tem como objetivo “chegar a um público alargado para que o tema comece a ganhar a devida importância na nossa sociedade e que políticos e cidadãos se possam unir para criar um verdadeiro movimento de sustentabilidade”.

Lê também: Cate Blanchett participa no final de temporada dos ‘Simpsons’
Mais Artigos
The Flash
‘The Flash’: Fim antecipado e gravações suspensas devido à pandemia