A TVI vai retomar, na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, as gravações das novelas interrompidas em março devido à pandemia do coronavírus. As medidas de segurança implementadas visam medidas como a limpeza e higienização das instalações e a adaptação dos textos para redução de contactos físicos.
Depois da SIC, foi a vez da estação de Queluz de Baixo anunciar o regresso das gravações da ficção. O regresso segue as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), as orientações da Portugal Film Comission e as propostas de medidas sanitárias preventivas do Agrupamento Português de Técnicos de Audiovisual. Para além disso, todos os colaboradores da TVI começaram a fazer testes de despistagem à Covid-19 esta semana.

A retoma das gravações vai ser feita, no entanto, ainda dentro de limitações. Para além de as filmagens se efetuarem preferencialmente em espaços interiores, os guiões vão ainda ser adaptados de modo a limitar os contactos físicos e aglomerados de pessoas no mesmo local. Mesmo em interior, a equipa vai ser também reduzida ao mínimo indispensável e todos os equipamentos técnicos vão ser desinfetados antes da utilização.
Quanto à figuração, todas as roupas e acessórios de cena serão pulverizados e desinfetados antes de serem utilizados. O mesmo acontece com os materiais utilizados no processo de maquilhagem e cabelos, que serão esterilizados ou desinfetados apenas no caso de não ser possível serem descartáveis.
O serviço de catering vai realizar-se num local que permita o devido distanciamento social e as refeições vão ser servidas em embalagens individuais em regime de take-away. A Plural colocou ainda dispensadores de álcool-gel em todas as entradas e zonas comuns, como estúdios, salas, espaço de refeições ou cenários. Assegura-se ainda o reforço da limpeza permanente do interior do edifício.
A utilização de máscaras é obrigatória nos espaços comuns no interior dos edifícios e nas viaturas de transporte. A equipa técnica e de produção deve mantê-la durante as gravações e os atores devem usa-las sempre que não estejam a gravar ou em processo de maquilhagem. Para tal, vão ainda ser distribuídos kits individuais de viseira, máscaras, luvas e proteção de sapatos.
O número de ocupantes das viaturas de transporte da Plural vai ser limitado ao mínimo possível, assegurando assim as regras de distanciamento social. Vão ser estabelecidas ainda restrições de circulação dentro de instalações e os motoristas devem desinfetar e higienizar as viaturas permanentemente.
O Plano de Contingência adotado estabelece ainda a monitorização bidiária da temperatura corporal dos colaboradores e o estrito cumprimento das regras de etiqueta respiratória e a distância social recomendada de 1,5 metros sempre que possível.
O processo de retoma das gravações vai ser supervisionado por um profissional de saúde presente diariamente nas instalações. A Plural Entertainment declarou ainda que as medidas implementadas estão sujeitas às alterações necessárias.