the office, dwight schrute, rainn wilson
Imagem: Kristin dos Santos

‘The Office’: todos os episódios estão a ser recriados no Slack

Esta notícia é para todos os leitores que estão em teletrabalho e partilham um espaço de trabalho no Slack

Em honra do teletrabalho, e depois de os vermos recriar a dança do casamento de Jim e Pam no Zoom, The Office trabalha agora no Slack.

Os episódios de The Office (2005-2013), mítico sitcom americano da NBC, que conta com a co-produção de Ricky Gervais já conhecido do original britânico, estão a ser reproduzidos na aplicação Slack, conhecida por acolher aqueles que trabalham online

Os espectadores podem juntar-se a um Slack em direto, onde vários canais, dedicados aos vários departamentos do conhecido escritório, passarão diferentes cenas dos 201 episódios gravados pelo elenco e produção.

A iniciativa é do coletivo criativo MSCHF, que começou a trabalhar no projeto ainda antes do surto pandémico, que entretanto potencializou a sua elaboração. É pedido a todos os que adiram que não enviem qualquer mensagem em nenhum dos canais disponíveis, e que vão trocando de canais para ver a forma como os episódios se desenrolam.

the office, slack

Os canais disponíveis correspondem aos departamentos de Vendas, de Contabilidade, do Armazém, o escritório da gerência (onde o título alude à caneca que Michael Scott utilizava), ou até a outras localizações vistas várias vezes na série, como  a Sala de Conferências (onde aconteceram os momentos mais bizarros) ou ainda a sede da Dunder Mifflin. Surgem ainda canais responsáveis pelos grandes temas recorrentes, como é o caso do Party Planning Comittee.

Há cerca de dois dias, John Krasinski (Jim Halpert na série) havia juntado o elenco numa reprodução de um momento épico da série, a dança do casamento celebrado entre a personagem que protagoniza e Pam Beesly (que Jenna Fischer interpreta), através do Zoom. O momento fez parte do seu programa online Some Good News, cujos episódios estão disponíveis no YouTube.

A websérie é caracterizada por ser um programa de notícias que espalha apenas (e como diz o título) boas notícias e é dedicada ao confinamento a que a pandemia da Covid-19 obrigou. O primeiro episódio juntou o ator e cineasta e o antigo gerente do Escritório, a cargo de Steve Carrell (Michael Scott).

workspace da Dunder Mifflin no Slack está disponível no horário de trabalho normal para os americanos: o conhecido 9 to 5 (exatamente, das 9h às 17 horas). Em Portugal, devido ao diferente fuso horário, corresponde a um horário das 14h às 22 horas.

Devido a dificuldades no acesso ao espaço através do link partilhado, o Espalha-Factos contactou a MSCHF no sentido de entender como aceder ao workspace, ao que nos foi dito que, devido à grande afluência de utilizadores, o endereço acaba por expirar; no entanto, os responsáveis disseram atualizar o link brevemente, pelo que os fãs do sitcom devem estar atentos ao seu website.

Apesar da falta de contacto físico entre as personagens, por vezes o elemento essencial para a perfeição de um running gag ou uma simples piada momentânea, os organizadores tentaram recriar os melhores momentos através de GIFs e da utilização de recursos visuais para salientar algumas falas (itálicos, por exemplo) sem fazer alterações ao roteiro original.

Artigo atualizado às 18:20, 12 de maio de 2020, incluindo a informação sobre o acesso ao Slack.

Mais Artigos
Cristina Ferreira Globos de Ouro
Cristina Ferreira apresenta adaptação de ‘All Together Now’