Cristina Ferreira
Fotografia: SIC

Cristina Ferreira é a apresentadora mais notável em Portugal

O estudo da Marktest coloca a apresentadora em segundo lugar na lista das figuras com mais notoriedade

Cristina Ferreira é a segunda figura pública com maior notoriedade espontânea, logo depois de Cristiano Ronaldo, de acordo com um estudo revelado pela Marktest. Em terceiro lugar, segue Manuel Luís Goucha, o antigo companheiro de ecrã da atual apresentadora da SIC.

A edição de 2020 do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, da Marktest, foi disponibilizada esta semana ao mercado. Cristiano Ronaldo foi, mais uma vez, o nome mais citado de forma espontânea por mais de metade dos inquiridos (51%), quando lhes foi requerido identificar figuras públicas portuguesas.

Cristina Ferreira segue em segundo lugar, com uma percentagem de 44%. A apresentadora da SIC, e primeira mulher da lista, diminuiu a distância que a separa do futebolista internacional em relação à edição de 2019. Através de uma publicação no Instagram, a apresentadora agradeceu e mostrou-se “profundamente feliz” com a distinção, perante o “reconhecimento que envolve o estudo“.

Manuel Luís Goucha ocupa o terceiro lugar do ranking. O apresentador do programa Você na TV obteve um total de 19,1% de referências no estudo.

Manuel Luís Goucha 5 para a meia-noite Você na TV!
Fotografia: DR

A lista de cinco referências termina com Ruy de Carvalho (10%) e Herman José (9.6%). No entanto, no top 10 do estudo da Marketest, que não continha sugestões de resposta, seguem-se Rita Pereira, Ricardo Araújo Pereira, o treinador Pinto da Costa, Mariza e Catarina Furtado.

Para além de ser a figura pública com maior notoriedade espontânea, Cristiano Ronaldo foi ainda quem teve uma “maior notoriedade espontânea top of mind”; isto é, foi o primeiro nome a ser referido em 32.8% das respostas. Nesta lista mantém-se também a ordem da lista geral, com Cristina Ferreira em segundo lugar (12.1%) e Manuel Luís Goucha em terceiro (2,9%). Aos apresentadores portugueses seguem-se, neste ponto, Nelson Évora, Ruy de Carvalho, Herman José, Rita Pereira, Pinto da Costa, Rosa Mota e José Mourinho.

Em termos de notoriedade total, um critério que engloba a notoriedade espontânea e a notoriedade sugerida numa lista de 66 nomes, o jogador da Juventus mantém-se no pódio. Cristiano Ronaldo soma, neste caso, uma percentagem de 96,4% dos entrevistados.

Porém, o critério de notoriedade total altera os segundo e terceiro lugares. A segunda posição é ocupada por Fernando Mendes e a terceira por Mariza, reconhecidos por 95.2% e 94.9% dos inquiridos, respetivamente. A estes seguem-se Herman José e Manuel Luís Goucha, ambos com o valor de 94.2%, bem como Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro, José Mourinho, Ricardo Araújo Pereira e Fátima Lopes, todos com uma percentagem de 93%.

Mais Artigos
Carolina Loureiro em Nazaré da SIC
‘Nazaré’ emitida em dose dupla este domingo à noite