Avanca 2020 Film Festival

Cinema drive-in chega ao Festival de Avanca

A 24.ª edição do festival trará exibições em grande ecrã ao ar livre em resposta à pandemia da Covid-19

O Festival Internacional de Cinema AVANCA irá, este ano, possibilitar aos espectadores que assistam à sua 24.ª edição diretamente dos seus carros. Ineditamente, os filmes da competição serão exibidos em formato drive-in, num ecrã gigante ao ar livre no centro da freguesia de Avanca.

Entre 18, 22 e 26 de julho, procurando responder ao contexto da pandemia, o festival apresentará neste sistema adaptado as longas-metragens da Competição Internacional, para além de curtas que estão a ser selecionadas pela organização.

O drive-in terá lugar em diversos espaços de Avanca e do concelho de Estarreja, prometendo levar ao público através dos seus para-brisas “alguns dos melhores filmes recentemente produzidos em todo o mundo”, afirma a organização em comunicado.

As sessões diurnas da competição do Festival AVANCA acontecem nas salas habituais de exibições, pela impossibilidade de as realizar ao ar livre. O Auditório Paroquial de Avanca terá, porém, uma forte redução na sua lotação: com capacidade para 1 000 pessoas, apenas 200 poderão lá estar.

Competição diversificada

O Festival anunciou a atribuição de um prémio de 5 mil euros aos vencedores da categoria Estreia Mundial. Este prémio é concedido em parceria com o Avanca Film Fund, um fundo financeiro destinado ao apoio à produção cinematográfica na região.

A Competição Avanca destaca-se entre as diversas competições fílmicas que o evento proporciona anualmente. Nela, participam filmes de animação, ficção, documentários, obras experimentais e cinema VR (Realidade Virtual). Este último focar-se-á nos acontecimentos paralelos que estão a acontecer por vídeo-conferência e plataformas informáticas.