O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Big Brother
Instagram/Maria Botelho Moniz

‘Big Brother’: primeiro dia na casa sem efeito nas audiências da TVI

O primeiro dia dos concorrentes na casa do Big Brother não alterou significativamente os resultados dos diários do reality show na TVI. Apesar da subida na gala de “estreia” do passado domingo, os blocos dedicados ao BB 2020 praticamente repetiram os fracos valores do BB Zoom.

O Diário do final da tarde, que substituiu o BB Zoom Mag, não foi além dos 430 mil espectadores, correspondentes a 4,5% de audiência média e 10,1% de share. Ter começado às 18h53, antes da concorrência e sem qualquer intervalo, não foi suficiente para o programa de Mafalda Castro se aproximar da RTP1 e da SIC. Quem Quer Namorar com o Agricultor? (10,3% / 22,3%) voltou a ser o programa mais visto do final de tarde e alargou a vantagem sobre O Preço Certo (8,5% / 18,3%).

Ao final da noite, o Extra conseguiu uma média de 289 mil espectadores, correspondentes a 3,1% de audiência e 13,7% de share, um valor em linha com os registados pelo Fora de Horas do BB Zoom. O espaço conduzido por Maria Botelho Moniz conseguiu superar a SIC no confronto com o Passadeira Vermelha, embora por margem curta.

Para dar maior visibilidade ao Big Brother, a TVI apostou num pequeno bloco de imagens no coração do horário nobre. O Express de 5 minutos foi para o ar às 21h52, colado ao início da novela Quer o Destino, e foi visto por 949 mil espectadores (10,0% / 17,3%).

Nas contas totais do dia, a SIC voltou a ser o canal mais visto com 20,7% de share. A TVI manteve-se num distante segundo lugar, com 13,6%, enquanto a RTP1 não além dos 10,8%.

Entrada na casa faz TVI Reality disparar

Se na TVI generalista a entrada dos concorrentes na casa não teve efeito nas audiências, no cabo a situação foi diferente. O TVI Reality viu a sua audiência disparar para 1,8% de share, o que corresponde a uma média de 45.600 espectadores sintonizados no canal ao longo do dia. Na segunda-feira anterior o canal não tinha ido além de 0,3% de share.

Os melhores períodos do dia para o canal foram a tarde e o final da noite. Entre as 15 e as 18 horas, o canal dedicado ao Big Brother registou uma média de 81 mil espectadores, correspondentes a 0,9% de audiência e 2,9% de share. Entre as 15h50 e as 15h55 a TVI Reality registava um pico diário de 106 mil espectadores (1,1% / 4,0%).

Também ao final da noite o canal viu a sua quota de mercado subir, registando uma média de 47 mil espectadores entre a meia-noite e as 02h30, o correspondente a 0,5% de audiência e 2,7% de share. A TVI Reality superou por vários momentos a RTP1 nesta faixa horária, tendo o canal público registado uma média de apenas 52 mil espectadores (0,6% / 3,1%).

Ao contrário do que aconteceu nos anteriores reality shows, desta vez o TVI Reality não é um exclusivo de uma operadora de cabo, estando disponível na NOS e na MEO.

Outros destaques do dia

  • Amor de Mãe teve esta segunda-feira o seu episódio menos visto, com uma média de 583 mil espectadores (6,2% / 19,7%). A produção da Globo voltou a perder no curto confronto com Na Corda Bamba (8,4% / 19,0%), superando a TVI quando Big Brother Extra foi para o ar.
  • Depois do máximo histórico deste domingo (10), a CMTV manteve-se acima da sua média nesta segunda-feira ainda marcada pelo caso da criança assassinada em Peniche. O canal da Cofina registou 5,8% de share e foi o quarto canal mais visto, seguido por Globo (2,6%), SIC Notícias (2,2%) e RTP Memória (2,0%).
  • Passado o efeito novidade, o #EstudoEmCasa da RTP Memória continua a estabilizar em resultados mais baixos que os das primeiras semanas. Os alunos mais novos parecem ser os mais fiéis à telescola, com a aula de Português (2,2% / 14,8%) e a Hora da Leitura (2,4% / 13,2%) dedicadas aos 1.º e 2.º anos a ultrapassar os 200 mil espectadores entre as 9h e as 10h10. Em sentido inverso, a aula de Inglês para o 9.º ano não foi além dos 22 mil aprendizes (0,2% / 0,8%) às 16h40.
Dados Live+Vosdal referentes a 11 de maio de 2020, da responsabilidade da GfK. Os valores da RTP Memória incluem as emissões na TDT e no cabo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.