Globos de Ouro
Fotografia: AIEH

Globos de Ouro 2021. Encerramento dos cinemas leva à alteração de regras

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (AIEH) anunciou esta sexta-feira, dia 8 de maio, alterações na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A medida permite que os filmes que não estrearam em salas de cinema, devido à pandemia, possam garantir na mesma um lugar na cerimónia dos Globos de Ouro.

Numa situação normal, para um filme poder ser nomeado à categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, teria de estrear nas salas de cinema do país de origem entre 1 de outubro e 31 de dezembro. No entanto, para permitir uma competição igualitária aos países afetados pelo coronavírus, a AIEH decidiu aceitar a candidatura dos filmes que tinham estreia prevista a partir de 15 de março.

Bong Joon-ho nos Golden Globes

“Os filmes em língua estrangeira que tinham uma exibição nos cinemas do seu país planeada entre 15 de março e uma data a ser determinada pelo HFPA, quando os cinemas do país reabrissem, podem, em vez disso, ser lançados em qualquer país, em qualquer formato e ainda ser elegíveis” ao prémio, declarou a AIEH. A alteração contribui para que os filmes que não tiveram oportunidade de estrear nos cinemas não percam o seu prestígio.

Para além disto, a associação já tinha suspendido o requisito de apresentação obrigatória do filme aos seus membros numa sala de cinema. Agora, os “distribuidores de filmes em língua estrangeira devem entrar em contato com a AIEH para marcar uma data de exibição no calendário oficial” e, “nessa data, os distribuidores devem fornecer a todos os membros da AIEH um link ou uma cópia em DVD do filme, para que o possam visualizar em casa”. Este processo é apenas válido no tempo recorrente à pandemia do coronavírus.

Apesar de tudo, a AIEH garante que “vai continuar a avaliar o impacto da pandemia do COVID-19 na distribuição e exibição de filmes e poderá fazer outras variações temporárias das regras, conforme considerar apropriado no futuro”. A 78ª cerimónia dos Globos de Ouro mantém-se agendada para o início de 2021, sem uma data concreta ainda definida, e vai contar com a apresentação de Tina Fey e Amy Poehler.

Lê também: Este ano não há ‘Globos de Ouro’ em Portugal

Mais Artigos
Whatsapp
WhatsApp. Quais as consequências para quem não aceitar a nova política de privacidade?