Eurovisão Elisa Festival da Canção
Fotografia: Pedro Pina / RTP

Eurovisão. Especial ‘Europe Shine a Light’ vai ser transmitido na RTP

A emissão especial vai para o ar em direto a 16 de maio, dia em que aconteceria a Grande Final do certame

O espetáculo Eurovision: Europe Shine a Light serve para honrar as canções e os artistas que iriam competir na edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção. Com mais de 40 emissoras envolvidas na emissão especial, a transmissão vai ser feita no dia 16 de maio, pelas 21 horas, na RTP1.

Depois do cancelamento da Eurovisão 2020 devido à pandemia da Covid-19, foi anunciado, pela União Europeia de Radiodifusão (EBU), um programa especial que promove a união eurovisiva. As 41 canções que estariam a concurso na edição deste ano, bem como os artistas correspondentes, vão ser honrados num espetáculo não competitivo e sem votações.

Dentro das canções que estariam presentes em Roterdão, destaca-se, nesta programação especial, a canção Medo de Sentir’, de Elisa, que seria a representante portuguesa este ano. Ao alinhamento junta-se ainda uma mensagem da cantora aos fãs. Para além disso, a homenagem estende-se também a vários artistas que passaram pela história da Eurovisão. “Estão guardadas ainda muitas outras surpresas, mas acima de tudo teremos momentos especiais e inesquecíveis para todos nós em tempos tão desafiadores como os que vivemos”, declarou a RTP em comunicado.

Com a duração de duas horas, o Eurovision: Europe Shine a Light decorre em Hilversum, nos Países Baixos, no mesmo dia em que teria lugar a Grande Final do Festival Eurovisão da Canção. Vai ser conduzido pelos holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, aos quais se juntam ainda Graham Norton, apresentador da BBC, e NikkieTutorials, estrela do YouTube e apresentadora digital para 2020, entre outros. A RTP1 inicia a sua transmissão em direto pelas 21 horas.

Para além do evento especial, a organização do certame europeu preparou ainda a iniciativa Eurovision Song Celebration para homenagear os blocos de canções que iriam concorrer nas duas semifinais da Eurovisão 2020. Para manter a ligação com o público, as emissões vão decorrer nos dias 12 e 14 de maio, pelas 21 horas, em direto no YouTube da Eurovisão, com comentários em direto no Twitter.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Portugueses pelo Mundo’ está de regresso à RTP1