O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
#EstudoEmCasa RTP Memória
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Abril. #EstudoEmCasa ajuda RTP Memória a quase duplicar quota de mercado

Após o mês de março ter levado a uma forte subida dos canais informativos e da CMTV, em abril foi a vez de SIC, TVI e RTP Memória ganharem terreno.

#EstudoEmCasa leva RTP Memória a quase duplicar a sua quota de mercado

Abril ficou marcado pelo arranque da iniciativa do Governo de lançar a marca #EstudoEmCasa no canal RTP Memória, com a transmissão de aulas na televisão para várias disciplinas do 1.º ao 9.º ano. Como resultado, o canal saltou dos 0.8% de março para os 1.5% neste último mês.

Recorde-se que as aulas do #EstudoEmCasa arrancaram apenas no dia 20. O dia de estreia foi o melhor registo da RTP Memória, ao atingir 4.5% de share no total dia e a ameaçar o reinado de Cristina Ferreira nas manhãs. A partir dessa data, o canal ficou vários dias em quarto lugar, apenas atrás dos generalistas.

Em contraste, a RTP1 teve a maior queda do mês, recuando dos 12.1% para os 11.5%, o pior registo do ano. A RTP2 subiu uma décima para 1.3%, o melhor mês do ano.

SIC volta a superar a barreira dos 20% e aproxima-se dos 100 dias consecutivos a liderar

Depois de ver as contas baralhadas em março com o início da pandemia de Covid-19 em Portugal, a SIC voltou em abril a valores em linha com meses anteriores, atingindo os 20.1%, uma subida de 0.4 pontos percentuais. É o 15.º mês consecutivo no primeiro lugar.

O canal venceu 118 dos primeiros 121 dias do ano, ou seja, 97.5% dos dias. Paço de Arcos foi o primeiro classificado em todos os dias desde 26 de janeiro, ou seja, 96 dias. Daniel Oliveira celebrou a vitória de domingo (26) com a promessa de mais trabalho pela frente.

A TVI também mostrou uma tendência positiva em março, ao subir 0.5 pontos percentuais para 13.8%. Ainda assim, e tal como a SIC, aquém dos valores de janeiro e fevereiro.

CMTV e informativos arrefecem depois de um mês de março explosivo

Depois de RTP3, SIC Notícias, TVI24 e CMTV terem subido em conjunto de 8.6% em fevereiro para 13.0% de share em março, abril foi um retorno à normalidade. Em conjunto, os quatro canais ocuparam 10.5%

A CMTV foi o quarto canal mais visto do mês, com 4.3% de share, uma descida de 0.9 pontos percentuais. Seguiram-se a SIC Notícias com 2.7% (menos 0.7 p.p.), a RTP3 com 1.8% (menos 0.4 p.p.) e a TVI24 com 1.7% (menos 0.5 p.p.).