Fotogaleria: O Cesteiro de Gonçalo

No 1.º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador. Em 1886, milhares de trabalhadores saíram às ruas para lutar pelos direitos que lhes eram merecidos. Desde o excesso de horas de trabalho até aos trabalhos mal pagos, foram várias as razões que motivaram esta revolução. Hoje, podemos ainda não ter conquistado todos os direitos, mas já muito foi feito. Para celebrar o dia, o Espalha-Factos partilha uma fotogaleria inspirada num trabalhador que faz da sua arte profissão.

O senhor Fernando é um verdadeiro contador de histórias. Quando entrei pela primeira vez naquele que é o seu espaço de trabalho, fiquei fascinada com a quantidade de obras que estavam espalhadas por todo ao lado. Ao lado de cada uma delas, tinha uma fotografia emoldurada – ora do artista ao lado da obra, ora da notícia que saiu no jornal da aldeia. Fernando, já com os seus 60 e poucos anos, é um artesão de Gonçalo, uma pequena freguesia da Guarda. Começou a trabalhar a arte do vime aos 11 anos. Hoje, é um dos poucos que ainda a mantém viva.

Conhecido como “O Cesteiro de Gonçalo“, já viu o seu trabalho falado por todo o lado. Aqui, o foco não foram as suas grandiosas obras, mas sim o trabalho que é feito antes de chegar às peças finais. Fernando cultiva o vime, trata dele como se fosse uma criança que precisa de atenção e, quando está pronto para ser trabalhado, manuseia-o como ninguém. As mãos não deixam mentir, o trabalho é duro. Passa horas sentado num armazém, repleto do material que faz dele um artista sem igual a trabalhar os entrelaçados.

Quem corre por gosto não cansa e Fernando é a prova disso. Produz as peças por amor à profissão, mesmo que demore dias a fio a terminá-las. Só as vende porque, como todos nós, precisa de dinheiro para as necessidades do dia-a-dia. Embora já se note algum cansaço, Fernando não quer deixar a arte morrer. Para isso, chega até a dar formações a jovens que queiram aprender a trabalhar o vime e a manter a arte da cestaria presente. Este é um dos exemplos que prova que o trabalho e a paixão podem andar de mãos dadas.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Hiroshima e Nagasaki: 75 anos depois do “inferno na Terra”