Festival de Cinema de Tribeca
Fonte: Tribeca / Facebook

Cannes, Toronto e Sundance juntam-se em festival de cinema online

De 29 de maio a 7 de junho, 'We Are One: A Global Film Festival' estará disponível no Youtube gratuitamente

Depois do concerto solidário One World: Together at Home, o mundo cinematográfico terá o seu próprio evento de proporções globais. Transmitida de forma gratuita via Youtube, a iniciativa We are One: A Global Film Festival celebra o cinema a partir de casa entre 29 de maio e 7 de junho.

O festival, organizado pela New York’s Tribeca Enterprises, irá combinar alinhamentos de vários festivais de cinema, incluindo o Festival de Cannes, o Festival Internacional de Cinema de Toronto e o Festival Sundance. A programação completa será anunciada nas próximas semanas.

Entre debates e um alargado leque de géneros cinematográficos, um objetivo fundamental pronuncia-se: alertar para a gravidade da pandemia de Covid-19, mediante a angariação de fundos. Assim, os espectadores serão encorajados a fazer doações durante o evento, a favor da Organização Mundial de Saúde e outras organizações de saúde locais.

Unir pelo poder da sétima arte

O entretenimento assume agora especial importância, algo que Jane Rosenthal, CEO da Tribeca Enterprises e do Festival de Cinema de Tribeca, não esquece ao realçar o impacto da iniciativa.

“We Are One: A Global Film Festival reúne curadores, artistas e contadores de histórias para entreter e providenciar algum alívio às audiências por todo o mundo. No trabalho desenvolvido com os nossos extraordinários festivais parceiros e com o Youtube, esperemos que toda a gente obtenha uma amostra daquilo que faz cada festival de cinema tão único, refere em declarações à imprensa.

O diretor de negócios do Youtube, Robert Kyncl aponta, também, para as vantagens inesperadas do atual paradigma, constituindo uma oportunidade “para nos juntarmos e experienciarmos um evento em união”.

“É um evento que nunca foi feito e nós estamos orgulhosos de estar em casa para este fantástico conteúdo que é grátis para os fãs um pouco por todo o mundo”, acrescenta.

Durante dez dias, o cinema transcende barreiras físicas e conecta milhões pelo poder da sétima arte. Esta é a segunda aventura da Tribeca Enterprises em meios digitais, após a exibição online de oito filmes no âmbito do seu festival em 2010. Ao todo, são 20 os festivais de cinema internacionais que se unem nesta iniciativa como curadores.

Mais Artigos
Anya Taylor-Joy em Gambito de Dama
‘Gambito de Dama’: nova série da Netflix é sobre xadrez, feminismo e vício