Dia Mundial do Livro: oito histórias para diferentes estados de espírito

O Dia do Livro celebra-se esta quinta-feira (23), em todo o mundo.

O Dia Mundial do Livro é a desculpa perfeita para relembrares, ou releres, aquele livro especial que te marcou de alguma forma e que te deixou agarrado às suas páginas, seja porque nos comoveu, porque nos fez rir, sonhar, viajar na nossa própria cabeça ou mesmo reconsiderar a forma como vemos a vida. Cabe à literatura ceder-te o poder de dar vida a qualquer história dentro da tua cabeça e, por isso, nesta data especial sugerimos-te oito livros que podes ler de acordo com o teu estado de espírito.

Para quando achares que, de uma situação má, nunca pode sair nada de bom

O Tatuador de Auschwitz, Heather Morris

Imagem: Editorial Presença

Este romance avassalador decorre durante um dos períodos mais negros da humanidade, o Holocausto. A história é baseada na vida de Lale Sokolov, o homem que foi forçado a tatuar os números de prisioneiro nos braços dos seus companheiros em Auschwitz-Birkenau. Na fila, à espera de ser tatuada, estava Gita. Aterrorizada e a tremer, Lale depara-se com a mulher com quem desenvolve uma história de amor e sobrevivência, enfrentando os horrores dentro do campo de concentração.

Para quando os teus níveis de motivação pessoais estiverem demasiado baixos

O Poder do Agora, Eckhart Tolle

Imagem: Sextante

Um livro que nos ensina como viver no agora e descreve a jornada para usar o potencial do presente. Como a nossa mente tende sempre a seguir certos pensamentos predefinidos, dirigindo-se para o passado ou para o futuro, rapidamente nos esquecemos do presente. O autor alerta-nos para a consciência do momento mais importante das nossas vidas, o presente, altura em que podemos encontrar paz e libertação. De forma prática e acessível, este livro ensina-nos a ver a vida com outros olhos e mostra-nos como aceder ao poder ilimitado do agora.

Para quando precisares de um boost de inspiração para te sentires motivado

O Alquimista, Paulo Coelho

Imagem: 11×17

Esta história relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor que abandonou a sua terra natal e começa uma viagem pelo Norte de África em busca de um tesouro enterrado sob as pirâmides. É aí que uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista o ajudam na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que procuram nem se Santiago conseguirá atravessar o deserto, mas uma coisa é certa: o que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta interior que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.

Para quando sentes que é urgente um entretenimento cómico para escapar à realidade

Onde Estás, Bernardette?, Maria Semple

Imagem: Teorema

No mundo do design, Bernadette Fox é uma arquiteta revolucionária com uma fama sem precedentes. Para o marido, um guru da Microsoft, ela é a paixão da sua vida, mas para os vizinhos e conhecidos ela representa uma ameaça. Um dia, quando Bernadette desaparece, todos parecem reagir à sua ausência com alívio, exceto a sua mãe, Bee, que é a única pessoa disposta a tudo para a encontrar. O problema é que Bernadette não quer ser encontrada e tem os meios e a inteligência necessários para se manter incógnita, mesmo que isso signifique embarcar numa viagem ao fim do mundo. Neste retrato divertido de uma mulher pouco convencional, a autora explora a fragilidade das mentes criativas face ao mundo moderno e explora as relações humanas do século XXI.

Lê também: AXN Movies celebra Dia Mundial do Livro com adaptações de clássicos

Para os dias mais melancólicos que pedem uma combinação de romance e magia

O Circo dos Sonhos, Erin Morgenstern

Imagem: Civilização Editora

Uma misteriosa companhia de circo aparece de um dia para o outro, sem qualquer aviso. No interior das tendas com riscas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única: chama-se Le Cirque des Rêves e só está aberto à noite. Nos bastidores vive-se uma competição entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados, desde crianças, para satisfazer os caprichos dos seus mestres. Apesar da competição feroz, Celia e Marco acabam por criar uma ligação que se confunde facilmente com amor ou rivalidade. Este romance vem provar que o mundo real é mágico e o mundo mágico, é real.

Para quando surge uma incontrolável vontade de viajar mas a quarentena é imperativa

Pela Estrada Fora, Jack Kerouac

Imagem: Relógio D’Água

Sal Paradise conta-nos a sua experiência pelas estradas da América, numa aventura onde aquilo que conta é a viagem em si e não o destino. Acompanhado pelo amigo Dean Moriaty, a definição perfeita de espontaneidade, aventura e paixão por tudo à sua volta, ele é a loucura em pessoa. Juntos, conduzem pelos vários estados da América, com muito jazz, amor e bebida à mistura. Boémios e vistos como imorais por alguns, no fundo estes amigos procuram um sentido para a sua vida, aparte das limitações da sociedade. Este livro acabou por inspirar a criação da Geração Beat, um conjunto de pessoas que rejeitaram a sociedade comum para se dedicarem à experimentação criativo e pessoal.

Para quando a necessidade por uma dose de drama e suspense fala mais alto

A Paciente Silenciosa, Alex Michaelides

Imagem: Editorial Presença

Alice Berenson é uma jovem e famosa pintora britânica que vive numa magnífica casa nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida do casal parece perfeita mas, uma noite, depois de Gabriel chegar a casa, Alice mata-o com cinco tiros e não diz uma palavra sobre o assunto. Esta falta de explicação dos factos por parte de Alice transforma-se num mistério que alimenta a opinião pública, aumenta o preço da sua arte e torna-a num alvo de grande mediatismo. Para ser protegida da “fama”, é levada para uma unidade de alta segurança onde passa a fazer terapia com um psicoterapeuta criminal que está determinado a fazê-la desvendar as razões por detrás do assassínio do marido.

Para quando tiveres saudades de partilhar aventuras com o teu grupo de amigos

Abril Encantado, Elisabeth Von Arnim

Imagem: Alfaguara

Numa Inglaterra dos anos 20, a história deste livro segue a jornada de quatro mulheres que deixam os céus cinzentos do seu país e vão passar umas férias a Itália. Rose e Lottie conheceram-se depois de ler um anúncio no jornal sobre um pequeno castelo medieval no Mediterrâneo e encontram um ponto em comum entre as duas: ambas estão a viver um casamento infeliz. Juntamente com Fisher e Caroline, à medida que o romance avança, as quatro mulheres veem-se obrigadas a lidar com as suas diferenças e a enfrentar várias tensões interpessoais e conflitos internos. Com a ajuda da beleza tranquila de Itália, o grupo  eventualmente encontra alguma paz no castelo e seus arredores, redescobrindo também esperança e o amor.

Lê também: Dia Mundial do Livro: 10 livros para celebrares a efeméride sem saíres de casa

dia dia dia dia dia dia dia dia

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.