O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
'Os Despojos do Dia' | Fotografia: Divulgação

AXN Movies celebra Dia Mundial do Livro com adaptações de clássicos

'O Corpo da Mentira' e 'O Código Da Vinci' são duas das grandes apostas deste especial.

No Dia Mundial do Livro, o AXN Movies celebra esta forma de arte com alguns filmes baseados em obras literárias de géneros como ação, ficção, suspense ou drama.

Para quem não tem tido tempo de ler um livro mas tem saudades da sua história preferida da ficção, no dia 23 de abril há filmes para todos no novo canal cinéfilo do AXN. Ao longo do dia, serão exibidas oito longas-metragens baseadas em alguns clássicos da literatura, dos modernos aos menos recentes. 

O Homem da Máscara de Ferro – 9h25

Nesta obra cinematográfica de Randall Wallace, que conta com atores de renome como Leonardo DiCaprio, Jeremy Irons, John Malkovich ou Gérard Depardieu, o rei Louis XIV de França esconde um segredo que estes quatro companheiros terão de desvendar para salvar o reino. O filme tem por base o clássico literário de Alexandre Dumas, que conta as aventuras de D’Artagnan e os três Mosqueteiros.

A Liga Dos Cavalheiros Extraordinários – 11h30

Numa época vitoriana alternativa, um grupo de personagens fantásticas da ficção cientifica e da aventura juntam-se na luta contra uma ameaça global e têm apenas nove horas para salvar o mundo. De contos históricos de fantasia, o filme é uma adaptação da saga de bandas-desenhadas de Alan Moore.

O Corpo da Mentira – 13h10

Baseado no livro com o mesmo nome do jornalista norte-americano David Ignatius, o filme conta a história de um agente da CIA na Jordânia, Leonardo DiCaprio, que tem de conquistar os seus superiores e desmantelar uma rede terrorista entre as dúvidas sobre as verdadeiras intenções dos seus aliados.

Os Despojos do Dia – 15h10

O filme baseado na obra literária do escritor japonês Kazuo Ishiguro retrata a vida de James (Anthony Hopkins), um mordomo que desenvolve uma amizade com a governanta de uma família tradicional inglesa, Sally (Emma Thompson). James vê a sua vida ser controlada ao milímetro pelo aristocrata a quem dedica a sua vida, que crê que o mundo deve ser regido por gentlemen, mesmo que tal implique a ascensão nazismo.

The Walk: O Desafio – 17h25

Repleto de suspense e adrenalina, o filme é baseado nas memórias do acrobata francês Philippe Petit (Joseph Gordon-Levitt) que conseguiu, em 1974, elaborar um plano infalível com a ajuda de alguns amigos íntimos e concretizou o seu sonho sem autorização legal: atravessar num cabo as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque.

Dois Tiros – 19h25

A longa metragem baseada na banda desenhada de Steven Grant tem Denzel Washington e Mark Wahlberg como protagonistas. Eles são dois agentes de diferentes autoridades numa missão para desmantelar uma importante máfia de narcotráfico mexicana. No entanto, no seu longo percurso, apercebem-se de que há um esquema maior para os incriminar num assalto.

O Código Da Vinci – 21h15

O sucesso literário de Dan Brown conta com uma história emocionante, cheia de enigmas, que se baseia no grande segredo que a igreja esconde: um filho que surge da união de Maria Madalena e Jesus. Um crime no museu Louvre, em conjunto com alguns quadros de Da Vinci, juntam pistas que podem levar à descoberta de um segredo protegido durante mais de dois mil anos.

Vício Intrínseco – 23h45

Baseado no romance do escritor norte-americano Thomas Pynchon, a história passa-se em Los Angeles, nos anos 60, e junta um ex-casal para resolver o mistério onde a mulher procura o detetive Doc Sportello (Joaquin Phoenix) para a ajudar a descobrir o paradeiro do seu atual namorado, que se encontra desaparecido. Um thriller que junta personagens de diferentes meios sociais, desde toxicodependentes, agiotas a agentes da polícia.