O Fita Isoladora está de regresso para a quarta edição da quarentena e, entre os temas desta semana, destacamos a aventura do cinema português no streaming e nas plataformas de video on-demand.
Os filmes nacionais que tenham sido financiados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, podem estrear diretamente em aplicações de visualização online ou outras, e em canais pay-per-view, como os TV Cine, durante o período de combate à Covid-19. Será que a chegada das novas produções de forma direta a plataformas de streaming como o Filmin ou mesmo a HBO Portugal, que tem reforçado o catálogo com alguns filmes nacionais, pode ser uma oportunidade para que o cinema português chegue a novos públicos?
João Malheiro, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha convidam Carolina Correia, que esta semana escreveu um artigo sobre os filmes portugueses que podem ser vistos na internet, para debater sobre a relação do público com o cinema português e as hipóteses de crescimento que podem ser exploradas nesta fase de crise sanitária.
São debatidas também neste episódio as problemáticas da privacidade numa fase em que tem sido proposto o uso de sistemas e aplicações de geolocalização para controlar os contactos dos indivíduos contagiados por Covid-19. Prevenção e contenção do contágio ou vigilância e violação do espaço pessoal?
O desfecho de Anatomia de Grey, que já foi renovada para uma 17.ª temporada mas aparenta estar numa fase de grande desgaste, como reportou o Miguel Santos num artigo de opinião publicado no Espalha-Factos, é também debatido. Está na hora de desligar a máquina à série médica mais duradoura de sempre ou ainda há sinais vitais? O autor da crónica sobre a série é convidado do Fita Isoladora para debater isso mesmo.
O programa conta ainda com a rubrica da Mariana Nunes sobre a crise no setor livreiro e com as sugestões semanais do João Pardal, na música, e do Rúben Ferreira, nas séries.
O podcast, que já está disponível para audição, tem todos os episódios para escuta nas plataformas Mixcloud (com Acesso Aberto), Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Anchor, Breaker e RadioPublic.
Ouve aqui: