António Costa nos estúdios do #EstudoEmCasa
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Primeiro-Ministro visita estúdios da telescola na RTP

As gravações da nova telescola, #EstudoEmCasa, começaram na sexta-feira, dia 10 de abril, nos estúdios da RTP. Esta quarta-feira (15), o primeiro-ministro visitou, em conjunto com o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a sala de aula e deixou o apelo para que não se deixe a educação para segundo plano em momento algum.

“No dia em que anunciei que teríamos de suspender as atividades letivas presenciais expliquei que este era um momento decisivo em que estávamos a lutar pela nossa sobrevivência”, relembrou António Costa no lançamento do projeto #EstudoEmCasa. No entanto, assegurou que, exatamente por isso, se deve continuar com a vida escolar com o máximo de normalidade possível. “Nestes dias decisivos, não devemos perder o resto das nossas vidas”, acrescentou.

António Costa nos estúdios do #EstudoEmCasa
Fotografia: Pedro Pina/RTP
Lê também Fita Isoladora: É correto que Ricardo Araújo Pereira dê as perguntas aos políticos antes do programa?

O trabalho de docentes, alunos e encarregados de educação nas semanas posteriores ao encerramento das instituições foi agradecido e apreciado. “Os professores não abandonaram os alunos e os alunos também se mantiveram ligados à escola”, revelou o primeiro-ministro, ao reforçar a importância da educação para o futuro da sociedade.

Para além disto, António Costa relembrou ainda que a iniciativa foi uma forma de adaptação à nova realidade. Não surgiu para revisitar a antiga telescola, mas “para criar uma escola do tempo de hoje, que chega com os conteúdos de hoje e com as tecnologias de hoje à casa de cada um”. Da mesma forma, não substitui o trabalho que cada professor está a fazer com os seus alunos, apenas o complementa.

O chefe de governo português finalizou com o reforço do compromisso de assegurar a universalidade do acesso digital até ao início do próximo ano letivo. A medida está a ser pensada e estruturada de modo a que todos os alunos, de qualquer nível de ensino, possam ter acesso à rede e aos dispositivos digitais necessários para a educação.

A nova telescola tem início no dia 20 de abril, com transmissão em direto na RTP Memória. A programação prolonga-se desde a manhã até ao final da tarde, dividida pelos diferentes níveis de ensino. Todas as aulas podem ser posteriormente revisitadas online.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Jean-Luc Godard. 90 anos de um pioneiro do Cinema