Diário de Notícias
Fotografia: Global Imagens

Diretores do Diário de Notícias demitem-se

Os jornalistas Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho, diretores do Diário de Notícias (DN), abandonaram o cargo. O pedido de demissão surge dos possíveis cortes ligados aos efeitos da pandemia do coronavírus e foi aceite pelo conselho de administração do Global Media Group. O atual subdiretor, Leonídio Paulo Ferreira, passa a assumir o papel de diretor interino do jornal.

Numa carta endereçada à redação do Diário de Notícias, o jornalista Ferreira Fernandes revelou que a sua direção foi informada pela administração que “a crise da covid-19 vai levar o grupo GMG [Global Media Group] a medidas em que a redacção do DN está entre as mais atingidas”. Acrescentou então que os atuais diretores “não podem continuar na direção” do jornal.

Diário de Notícias
Fotografia: MadreMedia/Lusa

Em comunicado, o conselho de administração do GMG informou esta quarta-feira a aceitação do pedido. Para além disso, manifestaram confiança em Leonídio Paulo Ferreira “para dar continuidade a uma informação plural, de rigor e isenção, como é timbre”, uma vez que assume agora o cargo de diretor interino do jornal. Dirigem ainda um “um profundo agradecimento” aos ex-diretores.

Desde 2018, o DN tem vindo a passar por várias mudanças. Destaca-se a redução da edição em papel a uma vez por semana- ao sábado. Já no mês de fevereiro deste ano, o Diário de Notícias contou com uma circulação impressa paga de 5399 exemplares, segundo os dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem (APCT). O número representa uma queda de 35,4% em relação ao mesmo período em 2019.

O mês de março trouxe ao jornal, tal como a todos os sites de informação generalista e económica, uma subida de audiências no ranking “netAudience”, da Marktest. No entanto, a pandemia da Covid-19 e as crescentes restrições à circulação, fecho de postos de venda e quebras na publicidade gerou perdas de receitas em todos os órgãos de comunicação social.

Lê também: Primeiro-Ministro visita estúdios da telescola na RTP

Na última semana, o administrador do Global Media Group, Afonso Camões, declarou ao Público que estavam a decorrer entre as direções dos vários órgãos de informação detidos pelo grupo, de modo a “procurar a sustentabilidade da empresa”. Nas negociações, não se descartou a possibilidade de layoff, em diferentes formas e vários cenários.

A nota publicada esta quarta-feira revela que Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes vão continuar, apesar de tudo, ligados ao Diário de Notícias. A direção passa, no entanto, para Leonídio Paulo Ferreira, jornalista do órgão desde 1992 e especializado em jornalismo de política internacional.

Mais Artigos
natal
De ‘Monstros Fantásticos’ a ‘Mamma Mia 2’, estes são os filmes de Natal da SIC