Tokyo Museum Co-vid 19
Fotografia: Lucrezia Carnelos (via Unsplash)

“Camião da Esperança” despista casos de Covid-19 no interior do país

O objetivo é testar, informar e aconselhar os habitantes de comunidades com problemas de mobilidade.

A TVI, a Rádio Comercial e a Galp uniram sinergias na luta contra a Covid-19, com a criação de uma unidade de rastreio móvel. O denominado “Camião da Esperança” parte no dia 18 de abril numa viagem por vários municípios do interior de Portugal, com o objetivo de despistar e informar, numa tentativa de minimizar os impactos da pandemia a nível nacional.

O projeto, a cargo da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, conta com uma viatura caracterizada e uma equipa especializada para testar, informar e aconselhar os habitantes de comunidades com problemas de mobilidade. O “Camião da Esperança” vai percorrer, todos os dias, uma cidade ou vila do interior, numa operação liderada pela GlobalSport.

Camião da Esperança
O “Camião da Esperança” tem como objetivo testar, informar e aconselhar os habitantes de comunidades com problemas de mobilidade | Fotografia: Divulgação

A equipa destacada é constituída por médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e um grupo de limpeza. A viatura está ainda munida com todo o material médico-cirúrgico necessário para realizar dezenas de testes diários, bem como duas salas de observação, áreas de reservadas de controlo e instalações sanitárias. Espera-se que os resultados dos testes possam ser divulgados “entre 48 a 72 horas”, revela o comunicado da KPMG, uma das organizações parceiras da iniciativa.

Os testes são comparticipados pelos municípios, que definem ainda os casos prioritários para rastreio, em conjunto com as autoridades de saúde. Para além da TVI, Rádio Comercial, Galp e GlobalSport, também as empresas KPMG, Unilabs, Mundipharma Planetiers World Gathering juntam esforços na luta contra o novo coronavírus.

A iniciativa tem ainda o apoio Ministério da Saúde, da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e da ARS do Centro.

Mais Artigos
Eurovisão
Eurovisão. The Black Mamba já gravaram atuação de reserva para assegurar participação