Corona – 1.º Festival Internacional de Curtas-Metragens em Autoisolamento Pandémico
Unsplash

“Corona” é um novo festival de cinema feito em autoisolamento

O Corona – 1.º Festival Internacional de Curtas-Metragens em Autoisolamento Pandémico é uma competição online, criada por profissionais da indústria internacional, em Berlim. Em reação aos desenvolvimentos da pandemia de Covid-19, destina-se a trabalhos realizados em isolamento.

Com mais de metade do globo em isolamento devido ao novo coronavírus, a direção do festival de curtas-metragens Corona tenta tirar o “melhor proveito da situação”, a partir de um desafio criativo.

De acordo com uma publicação no site do concurso, esta pode ser “a melhor solução para lidar com a estagnação criativa em tempos de medidas de precaução e auto-isolamento”. A competição destina-se a profissionais e entusiastas do cinema que queiram “aumentar a sua criatividade e habilidades” e “fazer magia”, mesmo que restringidos pela situação de isolamento.

Camara IMAX

Lê também: Sem cinemas, filmes portugueses podem passar diretamente para televisão e streaming

O prazo de submissão de candidaturas termina no dia 25 de abril. As curtas não devem exceder os cinco minutos e só são aceites se tiverem sido obrigatoriamente realizadas durante o isolamento devido à Covid-19, e ainda não exibidas ou publicadas. No entanto, o género é deixado completamente ao encargo do produtor e não precisa de se relacionar com a pandemia. São ainda aceites trabalhos em conjunto, desde que realizados remotamente e sem reuniões.

Todos os trabalhos enviados serão vistos e considerados por jurados de vários países. A equipa é constituída pelas cineastas Marta Popivoda (Sérvia/Alemanha) e Claire Burger (França), pelos atores Tom Wlaschiha (Alemanha), Sara Lazzaro (Itália/EUA) e Nesrin Cavadzade (Turquia), pela produtora Adis Djapo (Bósnia) e pela editora, autora e curadora Catherine Colas (França).

As curtas selecionadas vão ser apresentadas no site oficial do Corona – 1.º Festival Internacional de Curtas-Metragens em Autoisolamento Pandémico. Para além disso, competem pelo Grande Prémio do Júri, no valor de 1 500 euros, e o Prémio do Público, no valor de 500 euros. Os dois vencedores vão ser ainda vendidos e distribuídos pelo Interfilm Berlin, parceiro da competição.

Mais Artigos
pixar
Pixar. Filmes para as crianças de hoje e os adultos de amanhã