Sala de Cinema
Fotografia: Unsplash

Cinemas portugueses registam quebra de 75% de audiência em março

A faturação registada foi quase cinco vezes menor à do mesmo mês no ano passado.

O surto do novo coronavírus e a posterior declaração do Estado de Emergência em Portugal levaram ao encerramento progressivo de várias salas de cinema, até ao dia 18 de março. A medida gerou uma diminuição abrupta do número de espectadores e de receitas de bilheteira, registando-se uma faturação quase cinco vezes menor à do mesmo mês em 2019.

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) revelou esta quarta-feira os números da análise trimestral de 2020, que apresentam uma descida de 75% de audiências e receitas, em relação ao mesmo período do ano anterior.  A principal causa foi o encerramento obrigatório provocado pela pandemia da Covid-19.

Segundo o ICA, contabilizaram-se 254.673 espectadores nos cinemas em março. O número traduz uma diminuição de 76,6% quando comparado com o mesmo mês em 2019, altura em que as entradas foram superiores a um milhão. Por sua vez, as receitas de bilheteira apresentam um recuo de quase cinco vezes em relação aos 5,8 milhões de euros alcançados no ano passado, com uma faturação a rondar 1,3 milhões de euros.

O filme mais visto no trimestre em Portugal foi 1917, com 328 mil espetadores. O Filme de Bruno Aleixo foi, por outro lado, a produção portuguesa que somou maior audiência, tendo sido procurado por 23.900 pessoas.

Bruno Aleixo
‘O Filme do Bruno Aleixo’ foi a produção portuguesa mais vista no primeiro trimestre de 2020 | Fotografia: Divulgação

A pandemia do coronavírus obrigou ainda muitos títulos nacionais a adiarem a sua estreia nos cinemas. Destacam-se as produções Conselhos da Noite, de José Oliveira, O ano da morte de Ricardo Reis, de João Botelho e Aurora, de João Vieira Torres.

Já a nível internacional, filmes como 007: Sem Tempo para MorrerMulanVelocidade Furiosa 9 Um Lugar Silencioso 2 sofreram também com o vírus, sendo obrigados a alterar a data de lançamento.

Mais Artigos
Harry Potter
Dia da Criança. As crianças mais memoráveis do cinema