Curta metragem 'A Tua Vez' | Fotografia: Divulgação

Cine-Clube de Avanca apoia produção de cinema depois da pandemia

A 24.ª edição deste festival atribui uma recompensa em dinheiro ao vencedor do Prémio Estreia Mundial.

Pela primeira vez em 24 edições, este ano, o Cine-Clube de Avanca, em Aveiro, vai entregar um prémio monetário de 5 mil euros ao vencedor do Prémio Estreia Mundial no seu festival de cinema. O objetivo é servir de apoio para a produção do próximo filme da equipa vencedora.

A contribuição do festival AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia vai permitir apoiar a produção de cinema no período pós-pandemia. Numa altura em que o mundo pôs as câmaras de lado por uns meses, e em que as receitas das salas descem, este prémio é uma contribuição de esperança para os próximos tempos que se adivinham duros para a cultura.

O AVANCA entra este ano na sua 24.ª edição e tem, desde 1997 e de forma inédita, a preocupação de juntar a formação prática à competição internacional de filmes.

Atualmente, este é um dos poucos festivais portugueses com maior número de estreias mundiais inéditas. Essas produções concorrem automaticamente ao Prémio Estreia Mundial, em que o prémio é uma participação em coprodução no próximo filme do vencedor.

O Cine-Clube de Avanca tem construído uma marca única na história dos festivais de cinema em Portugal. A nível internacional, os filmes rodados no AVANCA têm tido uma divulgação com marca recorde de 69 prémios em festivais de 18 países.

Este ano, a 24.ª edição do festival decorre entre 18, 22 e 26 de julho, na localidade com o mesmo nome. O evento vai exibir e premiar obras de longa e curta metragem, ficção, documentário, animação e filmes realidade virtual, onde serão distinguidos vários atores e autores.

Mais Artigos
Conceição Queiroz TVI24
Conceição Queiroz emociona-se com morte de George Floyd