Variações filmes portugueses
Filme 'Variações' / Fotografia: Divulgação

Sem cinemas, filmes portugueses podem passar diretamente para televisão e streaming

Os distribuidores que recebem apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) vão poder passar a exibir filmes portugueses diretamente em plataformas de streaming ou canais de televisão pagos.

Revelada esta terça-feira (7) pelo ICA, esta é uma medida excecional que estará em vigor durante este período transitório provocado pela pandemia de Covid-19. Perante o encerramento temporário das salas de cinema, está autorizada a exibição dos filmes portugueses em plataformas VOD (video on demand) ou de streaming como a Filmin, ou serviços de videoclube, durante o mesmo tempo que estariam em cartaz.

“Se um filme tem um plano com 10 sessões previstas a decorrer de janeiro a maio, terá de ficar disponível na plataforma pelo menos até maio”, lê-se no comunicado da página oficial do ICA.

Quanto aos canais de televisão por subscrição, “se um filme tiver uma distribuição prevista de quatro semanas, o filme terá de, durante esse tempo, ser exibido pelo menos uma vez por semana” de forma a que o plano temporal seja cumprido.

Podem vir a surgir novas medidas, sendo que o ICA tem anunciado várias mudanças nos concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual, nomeadamente para facilitar alguns procedimentos para quem se candidata.

LÊ TAMBÉM: Cultura une-se contra as consequências da Covid-19

Mais Artigos
Paulo Dentinho Fita Isoladora
Paulo Dentinho: “André Ventura estava a tornar-se um ativo tóxico” na CMTV