Fotografia: Pexels

Quarentena no Sofá: Cursos e formação para enriquecer o teu conhecimento

Se antes não conseguíamos ter tempo para tudo, agora tempo é o que não nos falta. Já que devemos permanecer em isolamento social devido à pandemia de Covid-19, pelo menos podemos aproveitar o tempo para enriquecer o nosso conhecimento. São a várias as entidades que promovem cursos online, de maneira a adaptarem-se à realidade atual. O Espalha-Factos dá-te a conhecer alguns deles.

Sensibilidade na Fotografia, Escola Gerador

O principal foco deste curso de fotografia passa por preparar o aluno para ser capaz de dominar as técnicas essenciais de uma boa fotografia, assim como desenvolver a sensibilidade estética e a linguagem visual, permitindo criar a sua própria identidade fotográfica. As aulas são todas realizadas através de vídeo em tempo real e ficam gravadas para consultar posteriormente. A próxima temporada terá início no dia 14, 21 e 28 de abril, decorrendo à terça-feira, entre as 19h30 e as 22h.

Manual Prático de Ilustração, Escola Gerador

Dedicado à arte da ilustração, este curso ajuda o aluno a identificar as principais referências dentro da cultura visual, bem como dominar as técnicas essenciais para a elaboração e finalização do peça. Além disso, será capaz também de manifestar uma capacidade crítica e auto-crítica relativa aos resultados a alcançar. As aulas online terão início no dia 13, 20 e 27 de abril, realizando-se sempre à segunda-feira, das 19h30 às 22h.

Escrita Criativa: Sonho e Utopia, Escola Gerador

Fotografia: Pexels

Partindo da procura pela “fonte ininterrupta” de inspiração, o propósito deste curso vai de encontro à prática de técnicas de inspiração e métodos criativos, assim como a utilização do processo criativo no dia-a-dia. Salienta-se ainda a reflexão que é proposta ao aluno sobre mitos, antigos e atuais, e a sua relação com o quotidiano. As próximas aulas irão realizar-se nos dias 16, 23 e 30 de abril, sempre à quinta-feira, entre as 19h30 e 22h.

Português na Ponta da Língua, Escola Gerador

Concentrado na Língua Portuguesa, o curso pretende aperfeiçoar as competências linguísticas e comunicativas, a partir do esclarecimento de dúvidas frequentes e métodos de ultrapassagem de bloqueios e inseguranças no domínio da oralidade e da escrita. As aulas serão dadas online, no dia 15 e 29 de abril, entre as 19h30 e as 22h.

Criatividade na Gestão, Escola Gerador

Criatividade
Fotografia: Pexels

O ofício de Criatividade na Gestão pretende transmitir ao aluno sugestões sobre como gerir uma entidade de pequenas dimensões, aplicando as lógicas da gestão empresarial, com um toque de criatividade. Foca-se então nas variáveis mais pertinentes, bem como desenvolver uma estratégia global que possa servir de guia para futuros projetos, identificar público-alvo e concorrência e ainda como desenvolver um plano de comunicação. O curso irá realizar-se nos dias 15, 22 e 29 de abril, às quartas-feiras, entre as 19h30 e 22h.

Workshop Stand Up Comedy, Chiado Comedy Club

Sempre tiveste curiosidade em saber mais sobre Stand Up Comedy? Aqui tens a tua oportunidade. O curso, lecionado pelo formador Tiago Paixão, é dividido em 5 sessões online. Desde a iniciação ao stand up, passa pela distorção cómica, técnicas de escrita criativa, mentoria na elaboração do texto e termina com o acesso aos palcos, que será realizada quando a pandemia passar.

What is Contemporary Art, MoMa

Através da plataforma Coursera que permite a realização de cursos gratuitos, este estudo permite viajar pelas várias obras que compõe o MoMa (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque). Explora obras de pintores de renome como Willem de Kooning, Jackson Pollock e Mark Rothko. O curso, lecionado em inglês, permite ao aluno avaliar os seus conhecimentos através da realização de trabalhos, testes e exercícios de pintura abstrata.

Fotografia: Pexels

Lecionado por Sarah Meister, curadora do departamento de fotografia do MoMa, o curso pretende preencher a lacuna existente entre ver e entender uma fotografia. A partir da introdução de diversas ideias, abordagens e tecnologias, serão estudadas as fotografias que pertencem à coleção do MoMa e debatidas as várias possibilidades de uso da fotografia: meio de expressão artística, instrumento de documentação, ferramenta para a exploração, etc. As aulas são transmitidas em inglês.

Moda e Sustentabilidade: a moda de luxo num mundo em mudança, Future Learn

Desenvolvido pela London College of Fashion, o curso de Moda e Sustentabilidade é lecionado em inglês, tem uma duração de 6 semanas e 3 horas de estudo semanal. Sendo uma das indústrias globais mais poluentes do mundo e  que emprega milhões de pessoas, este curso irá permitir-te obter uma introdução à moda sustentável e explorar as principais questões e contextos de sustentabilidade associados à moda de luxo.

+2500 cursos pela Universidade de Harvard e MIT, edX

Em parceria com o MIT, a Universidade de Harvard está a lecionar milhares de cursos online, com temas que passam pela Ciência, Humanidades, Línguas, Programação, Engenharia ou Negócios. Em cada categoria podes escolher a vertente que preferires e irás aprender sobre ela durante um período de 8 semanas. Todos os cursos serão lecionados por professores de Harvard.

Sugestões de Ana Silva e Madalena Soares.

Mais Artigos
Sociedade precisa ser mais feminista para eliminar violência contra as mulheres