Divórcios China
Fotografia: Nicolas Asfour/AFP

Número de divórcios na China aumentou durante a quarentena

Em apenas um dia, foram feitos 14 pedidos de divórcio. A causa está nas consequências da quarentena obrigatória pela Covid-19.

Xi’am, a capital da província de Shaanxi, na China, registou um pico no número de divórcios desde o início de março. A causa está nas consequências da quarentena obrigatória a que o país esteve sujeito durante semanas devido à pandemia de Covid-19.

A informação foi divulgada pelo jornal The Global Times onde se lê que, em apenas um dia, foram recebidas 14 solicitações de divórcios em Xi’am. Uma vez que se viram forçados a passar tanto tempo juntos, alguns casais não aguentaram a pressão e cederam.

Entretanto, essa pode não ser a única causa. Segundo a BBC, os cartórios da China estiveram fechados durante cerca de um mês graças ao confinamento, o que gerou uma acumulação de pedidos. Por outro lado, e devido ao número de casos em que jovens casais se decidiram casar novamente após receberem o certificado de divórcio, os cartórios estão a pedir mais prudência antes de ser feito algum pedido.

Peço que os casais sejam prudentes em relação ao casamento e evitem o arrependimento com base em decisões impulsivas“, disse Han Wang, um dos funcionários do cartório de Xi’am. Wang refere que é preciso perceber o trabalho que este processo requer. Para além de toda a burocracia, o certificado de divórcio só pode ser obtido quando os casais se deslocarem a um escritório e este terá de ser completamente higienizado após cada reunião“.

Já que Portugal se encontra na mesma necessidade de quarentena, há que ter em conta: numa altura em que a nossa rotina se confinou a quatro paredes, antes de tomar qualquer decisão é importante que os casais parem um momento, avaliem a situação, reflitam sobre a origem do problema e decidam se pretendem trabalhar na relação ou ceder ao comodismo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Personagem negra de ‘Os Simpsons’ já não terá a voz de ator branco