António Costa fala sobre o COVID-19

Março. COVID-19 impulsiona CMTV e canais informativos mas prejudica generalistas

Março foi um mês atípico para as audiências nacionais, já que os padrões de consumo televisivo mudaram significativamente ao longo do mês, impulsionados pela pandemia de COVID-19. SIC, TVI e RTP1 mantiveram as suas posições no pódio, mas as três caíram para as quotas de mercado mais baixas do ano. Em contra-ciclo, CMTV, SIC Notícias, RTP3 e TVI24 dispararam.

SIC continua isolada no primeiro lugar e lidera de forma ininterrupta há mais de 60 dias

O canal de Paço de Arcos continua a navegar isolado no primeiro lugar das audiências, naquele que foi o seu 14.º mês consecutivo de liderança. Ainda assim, a SIC recuou para os 19.7%, o resultado mais baixo desde setembro.

A SIC liderou de forma consecutiva todos os dias desde 26 de janeiro, ou seja, 66 dias. No total dos três primeiros meses, liderou 88 de 91 dias.

Já a TVI recuou para os 13.3%, mantendo-se assim a 6.4 pontos percentuais de distância da líder. A estação de Queluz tinha especiais ambições para este mês, onde faria o primeiro forte ataque na era Nuno Santos. Contudo, a crise de COVID-19 baralhou muito as contas ao diretor de programas: Dança com as Estrelas foi interrompido antes de chegar ao fim e Big Brother 2020 foi adiado sem previsão de nova data, levando a que a nova novela Quer o Destino estreasse sem a retaguarda desejada.

Já a RTP1 foi a que mais caiu em quota de mercado, ficando-se nos 12.1% em março.

CMTV e canais informativos alcançam em conjunto 13% de share em março

A CMTV foi um dos canais mais beneficiados durante o mês de março, ao saltar de 3.9% para 5.2% de quota de mercado, garantindo assim um isolado quarto lugar no top mensal. No seu melhor dia (18), chegou aos 7.1%. Foi nessa data que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou o estado de emergência no país.

Os três canais informativos também subiram de forma significativa. A SIC Notícias quase duplicou a sua quota de mercado, ao subir dos 1.8% de fevereiro para os 3.4% de março. A TVI24 passou de 1.4% para 2.2%, enquanto a RTP3 saltou de 1.5% para 2.2%.

Em conjunto, os quatro canais subiram de 8.6% em fevereiro para 13.0% em março, um share superior ao obtido pela RTP1 e quase empatado com o valor alcançado pela TVI.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Lana del Rey
Lana Del Rey anuncia novo álbum e responde a críticas