Eurovisão 2019 - EF
Fotografia: Eurovision.tv

Eurovisão 2020. Programa especial honra canções participantes em maio

O programa 'Eurovision: Europe Shine A Light' será transmitido a 16 maio, dia em que aconteceria a Grande Final.

Apesar do cancelamento do Festival Eurovisão da Canção 2020 devivo à pandemia de Covid-19, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) anunciou esta terça-feira que está a ser preparado um programa especial para honrar o espírito eurovisivo. Eurovision: Europe Shine A Light vai para o ar em direto no dia em que aconteceria a Grande Final do certame, a 16 de maio, em direto na RTP.

Conforme já tinha sido confirmado pela EBU, esta nova programação especial não será uma competição. O programa especial irá, ao longo de duas horas, honrar as 41 canções participantes, explica a EBU em comunicado. Entre as canções está ‘Medo de Sentir‘, de Elisa, que seria a representante portuguesa este ano.

Além do destaque às canções que iriam participar no certame, é esperado um momento em que os artistas se unem, cada um em direto do seu país, para interpretar um tema eurovisivo. A canção, ainda por revelar, tem uma “letra sobre união, apropriada para a situação que vivemos atualmente“.

Alguns dos representantes mais conhecidos dos últimos anos também irão entrar em direto, interpretando temas famosos da história do concurso. Estas atuações, de artistas que ainda vão ser revelados, vão acontecer em cenários inusitados, diretamente a partir de diferentes localizações europeias.

Europe! Shine A Light with us on 16 May💡🎊We're excited to reveal our ideas for an alternative programme which will…

Publicado por Eurovision Song Contest em Terça-feira, 31 de março de 2020

O programa especial será conduzido por Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, que seriam os apresentadores da Eurovisão em Roterdão. A YouTuber NikkieTutorials, apresentadora digital desta edição, irá criar conteúdos na Internet para a transmissão.

A EBU anunciou a semana em que aconteceria o festival, entre 10 e 16 de maio, como a “Semana da Eurovisão”. As emissoras participantes estão em negociações com a organização para transmitir, ao longo da semana, conteúdo relacionado com o certame, a sua história e os concorrentes selecionados em cada um dos países. O supervisor executivo da Eurovisão, Jon Ola Sand, acrescenta que o objetivo é unir a Europa” com um “programa televisivo único no prime-time”.

O especial Eurovision: Europe Shine A Light vai para o ar na noite de sábado, 16 de maio, a partir das 20h00 (hora de Lisboa). O programa será transmitido por várias das emissoras participantes, tendo a RTP confirmado ao Espalha-Factos que vai participar na emissão especial organizada pela Eurovisão.

Atualizado às 20h10 de 1 de abril

Mais Artigos
Filomena Cautela
Podcast. O que vem aí no futuro de Filomena Cautela?