#Throwback: Os jogos do passado que a Quarentena recuperou

Tempos de quarentena são para ser respeitados ficando em casa, mas não significa que os dias sejam aborrecidos. Este período pode ser aproveitado para enriquecer a nossa cultura, mas também para fazer uma viagem ao passado relembrando os jogos mais clássicos. O Espalha-Factos reuniu alguns deles para te ajudar a passar esta fase de uma forma mais divertida.

Mahjong Solitaire

O jogo de estratégia surgiu em 1920 e tem origem chinesa. É constituído com 144 peças colocadas em diversos padrões e o objetivo é combinar os pares para as remover do tabuleiro, libertando as peças escondidas. O jogo termina quanto todas as peças tiverem sido eliminadas.

Pac-Man

Produzido em 1980, tornou-se um dos jogos mais populares em todo o mundo.  A mecânica é simples: o jogador é a clássica figura redonda, amarela, colocada dentro de um labirinto. O objetivo é comer todas as bolas que aparecem no caminho, sem permitir que os fantasmas o apanhem. O grau de exigência e de rapidez vai aumentando consoante vamos subindo de nível. A ideia do desenho original surgiu durante um jantar de amigos quando o designer da Namco, Turu Iwanati, reparou que a pizza estava sem uma fatia o que o levou a imaginar o desenho de uma boca aberta.

Pacman GIF - Find & Share on GIPHY

Tetris

O Tetris é um jogo muito popular que já encheu os Game Boy e, posteriormente, os telemóveis. Desenvolvido por engenheiros informáticos, no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências, em conjunto com um aluno de 16 anos, foi um dos primeiros jogos a ser considerado um tipo de vício. O quebra-cabeças consiste em encaixar as peças que descem na tela, de forma a completar linhas horizontais.  Quando a linha está preenchida, desaparece e acumulamos pontos. Caso as peças cheguem ao cima da tela, o jogo termina.

Solitário

O tão aclamado jogo de cartas do Windows, é um dos mais conhecidos do mundo. Consiste num baralho completo de 52 cartas que é distribuído por colunas de forma aleatória, sendo que o objetivo é organizá-las do Ás ao Rei. O desafio é um excelente treino para a inteligência e concentração.

Minesweeper

Minesweeper é um popular jogo de computador para praticar individualmente. Foi inventado por Phil Spencer, em 1989, e tem como objetivo principal revelar um campo de minas sem que alguma delas seja detonada. Este jogo tem sido recriado em várias plataformas, mas a versão mais popular continua a ser a que vem automaticamente instalada nas edições anteriores ao Windows 10.

3D Pinball

O Pinball teve origem nas clássicas máquinas onde o jogador manipula duas manivelas com o objetivo de evitar que uma ou mais bolas de metal caiam no espaço existente entre ambas. A bola, quando entra em contacto com algumas zonas específicas do terreno de jogo aumenta a pontuação do jogador.

Jogo de computador 3D Pinball

Prince of Persia

Prince of Persia é uma série de videojogos do género aventura que foi criada por Jordan Mechner. A primeira edição foi lançada em 1989 para o Apple II. Foi visto como um grande avanço na qualidade de animação, uma vez que os movimentos foram estudados ao pormenor para serem o mais reais possíveis. O jogo decorre na Pérsia, quando um inimigo do sultão fica com o seu lugar no trono e o lança para as masmorras do palácio. O desafio do jogador é chegar à torre do Palácio e libertar a princesa em menos de 60 minutos.

Super Mário

A famosa personagem fictícia chamada Mário foi criada pelo designer japonês de jogos electrónicos Shigeru Miyamoto.  É retratado como um canalizador italiano que vive no Reino dos Cogumelos. A sua missão é resgatar a princesa Peach e impedir o vilão Bowser de cumprir os seus planos de destruição do reino. Ao longo dos desafios vão aparecendo novos obstáculos e inimigos.

Grand Theft Auto (GTA)

Uma série viciante de jogos eletrónicos, criada por David JonesMike Dailly e que acontece em várias cidades fictícias, foi um dos fenómenos marcantes do mundo dos videojogos. O jogador entra num cenário de crime baseado em grandes metrópoles e passa a ser o protagonista principal de um enredo de atividades ilegais, como a violência, tráfico de drogas, assassinato e roubo. Ao longo da história, vai cumprindo missões para progredir.

Cenário Grand Theft Auto San Andreas

Donald Duck: Goin’ Quackers!

Lançado em 2000, tem um enredo focado no Pato Donald e o seu objetivo é salvar Margarida do malvado feiticeiro Merlock. O jogo tem vários cenários com diferentes obstáculos, passando por quatro fases: uma floresta, uma cidade, uma casa assombrada e o templo de Merlock. A personagem principal deve derrotar os vários inimigos e desafios propostos, para que no final possa enfrentar o chefe de cada sala.

Crash Bandicoot

A série de jogos criada por Andy Gavin e Jason Rubin desenrola-se a partir da personagem Crash que se aventura por cenários desconhecidos para evitar que o cientista Neo Córtex cumpra os seus planos maléficos. A história do jogo passa-se nas fictícias Ilhas Wumpa, um arquipélago situado na costa noroeste da Austrália. Em todas as fases, Crash tem de proteger de todos os obstáculos e apanhar as frutas típicas da ilha, chegando ao fim do percurso são e salvo.

Sonic Adventure

O protagonista da série de jogos é um ouriço azul chamado Sonic, cuja vida tranquila na cidade de Station Square é invadida pelo monstro Chaos que se alimenta de esmeraldas, tornando-se mais forte e poderoso. Para evitar que o pior aconteça, Sonic percorre a cidade em busca das esmeraldas, tendo de as encontrar mais rápido que o seu inimigo. O jogo é formado por seis personagens, cada uma com a sua história, mas que se entrelaçam entre si. Inicialmente só é possível jogar com o Sonic, mas à medida que progredimos no jogo podemos optar por jogar com outro herói.

Lê também: Fita Isoladora. Espalha-Factos lança podcast para a quarentena
Mais Artigos
Deadpool 3
‘Deadpool 3’ não está nos planos da Marvel para os próximos cinco anos